Jogos Mortais

Ficha técnica

  • Nome: Jogos Mortais
  • Nome Original: Saw
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2004
  • Gênero: Terror
  • Duração: 102 min
  • Classificação: 14 anos
  • Direção:
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Antes de comprar seu ingresso para assistir a Jogos Mortais, o espectador deve estar avisado que é necessário ter um estômago bastante forte para acompanhar o desenrolar desta história. Vendido como uma mistura de Seven e Colecionador de Ossos, mais uma vez nos deparamos com um serial killer, que aterroriza suas vítimas com as mais sádicas torturas e criativas formas de assassinato.



No entanto, diferentemente de seus colegas de psicopatia, Jigsaw, o assassino do filme, não é um serial killer como outro qualquer. Trata-se de um voyer, que desfruta do sofrimento de suas vítimas, mas sem realmente matá-las. Em seu lugar, prefere tramar lúdicas e sangrentas armadilhas que, em geral, fazem aqueles que devem superá-las - sem opções de como sair do jogo - acabe se matando.



A diversão de Jigsaw se dá de formas distintas, todas elas cronometradas, em que a vítima deve fazer uma escolha entre a morte e uma morte menos trágica. Por exemplo, em uma das cenas, vemos um homem enterrado, que apenas conseguirá se libertar caso escape por um túnel repleto de arames farpados. Sobrevivência é apenas uma esperança. Mais tarde, uma mulher deve estripar um rapaz para conseguir destravar uma armação metálica programada para arrancar sua mandíbula. E assim o filme se desenrola, numa repetição de game overs mortais.



Quem conta a história é o Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes), que ouviu falar desse paladino da maldade e acorda acorrentado em um porão, ao lado de Adam (Leigh Whannell), seu novo companheiro de cela. Eles foram pegos por Jigsaw, que obrigará o médico a matar seu novo amigo para sair do cativeiro. O que não é fácil, porque Gordon é ético e não consegue enfrentar sua consciência.



Enquanto isso, o detetive David Tapp (Danny Glover) persegue obsessivamente o assassino. Apesar de o ator ser o único nome conhecido em Jogos Mortais, recebe apenas este papel secundário, já que o filme se centra mais na decisão de Gordon e Adam. Claro que há a participação de Monica Potter (Patch Adams), mas com raras aparições.



Jogos Mortais é o primeiro filme de terror de 2005 e chega com uma boa notícias para os fãs do gênero. Fazendo sucesso nos EUA, parece marcar uma tendência - nada de muito esperançosa, também - do cinema americano de investir no terror psicológico, em vez do que chamam de splatter (como Pânico, Eu Sei o que Vocês fizeram no Verão Passado, para dar dois exemplos).



O que se espera, na verdade, é que finalmente os produtores americanos percebam que filmes nos quais se assassinem adolescentes histéricas - quando o espectador torce mais para o serial killer acabar com a agonia das mal-ajambradas atrizes, do que pela sobrevivência delas - não assustam e nem deviam ser considerados do gênero terror. Mas isso é apenas uma esperança.


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança