Feminices

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Quatro mulheres da faixa dos 40 anos (Priscilla Rozenbaum, Dedina Bernadelli, Clarice Niskier, Cacá Mourthé) se reúnem para escrever uma peça chamada "Confissões das Mulheres de 40 Anos", e são obrigadas a se confrontar com seus medos, problemas e assuntos do cotidiano.


Crítica Cineweb

03/03/2005

O cineasta carioca Domingos Oliveira (Amores, Separações, Todas as Mulheres do Mundo) poderia ganhar o título de ‘o homem que tenta entender (além de amar) as mulheres’. São poucos cineastas – ao menos no Brasil – que se dão ao trabalho de entrar no universo e na alma feminina com tanta honestidade como ele. E seu novo trabalho, Feminices não é diferente.

Como o título já diz, a história aborda assuntos de mulheres – mas nem por isso que interessa apenas a elas. O filme ganhou o prêmio do júri popular na 28a Mostra BR de Cinema, em São Paulo, em novembro passado, e, segundo o diretor, isto pode ter ajudado a produção receber dinheiro da Ancine para o lançamento.

Rodado com apenas e quase inacreditáveis R$ 12.000,00, Feminices foi bancado pelo diretor, que fez diversas parcerias para tocar o projeto. Para se ter uma medida de comparação, “O Invasor”, de Beto Brant, por exemplo, custou cerca de R$ 1 milhão, e ainda assim também é considerado filme de baixo orçamento.

O fato de as atrizes já terem interpretado o texto no palco certamente ajudou para que não fossem ultrapassados oito dias de filmagem. O roteiro de Clarice Niskier é baseado em sua peça homônima, e conta a história de quatro mulheres que se reúnem para escrever um texto teatral chamado Confissões das Mulheres de 40 anos.

Enquanto esta peça é produzida, o quarteto é obrigado a confrontar os seus próprios problemas e vivências, além de assuntos do dia-a-dia, como carreira, marido e filhos. Mas o título desperta a desconfiança do diretor da peça. Para ele, mulheres nessa faixa etária não fazem nenhum tipo de confissão.

Misturando humor leve e uma crônica da mulher contemporânea, Domingos Oliveira criou o que ele chama na abertura do filme de “uma experiência, uma brincadeira, um quase-documentário”. Para o cineasta, a forma de atingir o geral é lidando com o particular. Por isso ele foca a sua história num grupo etário e social (atrizes de 40 anos) e acaba falando do universal.

Com fotografia do veterano Dib Lutfi (Vai Trabalhar, Vagabundo II), e com Priscilla Rozenbaum, Dedina Bernadelli, Caca Mourthe e Clarice Niskier no elenco, Feminices investe no humor a cada plano, mas não deixa de alcançar profundidade em vários momentos deste retrato da condição feminina

Sem assinatura


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança