Santiago

Ficha técnica

  • Nome: Santiago
  • Nome Original: Santiago
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Brasil
  • Ano de produção: 2007
  • Gênero: Documentário
  • Classificação: Livre
  • Direção: João Moreira Salles
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 3 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Em 1993, João Moreira Salles tentou fazer um documentário sobre o antigo mordomo de sua família, o argentino Santiago Badariotti Merlo. Abandonou por 13 anos o projeto, concluindo-o somente em 2006. O trabalho discute não só a figura de Santiago, mas a do próprio cineasta, suas memórias e identidade.


Extras

- Faixa comentada por João Moreira Salles, Eduardo Scorel e Lívia Serpa

- Cenas deletadas e comentadas

- Curtas-metragens de João Moreira Salles


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

23/08/2007

Para dar conta de Santiago, o documentarista João Moreira Salles levou 13 anos. Não que tenha ficado retido todo este tempo neste único filme. As imagens que colheu em 1993 do antigo mordomo de sua família, Santiago Badariotti Merlo (1912-1994), ficaram guardadas no armário, inconclusas, enquanto o cineasta realizava outros filmes (Notícias de uma Guerra Particular, Nelson Freire, Entreatos). Poderiam não ter saído nunca daquele arquivo morto onde se escondem fantasmas pessoais e novelos dos quais não se encontrou a ponta. O fato é que o projeto renasceu misteriosamente das cinzas, encontrando o caminho único e estritamente pessoal que toma este documentário, que João anuncia que será o último de sua carreira.

O que tem Santiago de tão visceral para provocar este tipo de reação não é difícil de entender. Para terminar o filme, o cineasta teve de confrontar-se com os próprios erros na primeira tentativa. E contemplar sua arrogância e seus excessos de controle, que o impediram de capturar a essência do personagem que freqüentou sua infância.

Com rara honestidade, João escancara sua tirania contra Santiago. Vê-se imagens dele mandando-o repetir incansavelmente algumas frases, governando seus gestos e suas entonações. O João de hoje, cineasta e homem mais maduro, dialoga com o jovem impulsivo de ontem em comentários em off (lidos por seu irmão, Fernando Moreira Salles). Assim, o processo de filmagem penetra o próprio documentário, numa metalinguagem cuja temperatura aumenta na medida em que expõe o tecido extremamente pessoal das memórias do diretor, entremeadas com as de Santiago, este fascinante homem comum.

Há seqüências eloqüentes do quanto era peculiar a vida interior deste mordomo argentino de origem espanhola que, nas horas vagas do serviço na mansão dos Moreira Salles, na Gávea, dedicava-se a uma obsessiva pesquisa sobre as aristocracias de todo o mundo. Poliglota, ele anotava nas seis línguas que conhecia os detalhes sobre personagens, amores frustrados, assassinatos, complôs, compondo um alentado dossiê que alcançou 30.000 páginas cuidadosamente datilografadas. Tinha seus preferidos, os Médicis de Florença, além de nutrir uma simpatia especial por Lucrécia Bórgia, que julgava injustiçada pela má fama que costuma persegui-la nos manuais de história.

Este homem culto, que costumava rezar em latim e vestia fraque para tocar Beethoven ao piano, num certo momento abre sua guarda e quer confessar algo a João – mas ele o corta. O mistério permanecerá indecifrado. Como admite o cineasta, ele nunca foi capaz de romper a relação entre patrão e empregado que impregnou também a filmagem e impediu que se aprofundasse o retrato de Santiago. O filme, afinal, refletia, como reflete, uma procura de identidade do próprio João e nesse sentido é que a obra cresce de vulto.

A intimista narração em off que é lida não pelo cineasta, mas por seu irmão, introduz uma discussão sobre verdade e mentira, realidade e encenação, que continua no igualmente extraordinário Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho. Um país e um cinema que podem gabar-se de contar com dois diretores deste quilate não podem queixar-se da falta de boas notícias.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança