Carnívoras

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Samia é uma atriz de sucesso, sua irmã, Mona, não. Quando a mais famosa assume um papel num grande projeto internacional, o relacionamento entre as duas começa a mudar.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

29/08/2018

Há algo de irônico – ou talvez cínico – no fato de que os irmãos belgas Jérémie e Yannick Renier estrearem na direção cinematográfica com a história de duas irmãs e o mundo do cinema. Do relacionamento fraternal, Carnívoras tira sua força motora com laços que apertam e afrouxam, marcados por rivalidade, nem sempre escancarada.
 
Samia (Zita Hanrot) é uma atriz de sucesso, que, no entanto, enfrenta dificuldades em seu novo papel. Mona (Leïla Bekhti) não teve tanta sorte na vida ou na carreira, é mais tímida e, sem emprego, pede ajuda à sua irmã caçula, que está envolvida no seu primeiro projeto internacional. Ela, no entanto, tem dificuldades para lidar com o diretor (Johan Heldenbergh), que pede a Mona que ajude a outra a decorar suas falas.
 
Os irmãos Renier trazem em seu filme um tema caro ao cinema e literatura: o duplo. Boa parte do tempo, eles gastam mostrando as semelhanças e diferenças de Mona e Samia que, apesar da aparência que compartilham, têm diferenciais, como os óculos de uma e os cabelos rebeldes da outra.
 
Carnívoras parece flertar com Bergman, Lynch, Hitchcock e até algo de Almodóvar, mas os irmãos estreantes passam longe de um cinema mais denso – na verdade, até tentam, mas não conseguem imprimir uma crítica à crença das subjetividades únicas, que é o que filmes sobre duplos costumam fazer.
 
Mona, no processo de ajudar a irmã, acaba como que entrando na personagem de Samia, o que deveria gerar uma atmosfera de loucura e incertezas. Mas o filme é tímido, e o resultado pouco convincente. Ainda assim, as interpretações inspiradas da dupla de atrizes permite que Carnívoras não seja de todo destituído de qualidades. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança