Temporada

Ficha tcnica


Avaliao do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 2 votos

Vote aqui


Pas


Sinopse

Juliana muda-se para Contagem, interior mineiro, para assumir o posto de agente de combate a endemias. Ela está no meio de uma crise matrimonial que parece não ter mais jeito. Diante da nova realidade, ela começa a buscar novas conexões.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crtica Cineweb

02/01/2019

No longa Temporada, o diretor mineiro André Novais Oliveira pela primeira vez escala uma atriz profissional conhecida, Grace Passô como protagonista. Sua dramaturgia fluida, perto do real, no entanto, continua presente em todas as cenas deste novo filme, que teve sua première mundial em Locarno, em agosto de 2018, e foi o grande vencedor no Festival de Brasília, com cinco prêmios: melhor filme, fotografia, direção de arte, atriz (Grace Passô) e ator coadjuvante (Russão).
 
Grace Passô interpreta Juliana, que recentemente assumiu um posto de agente de combate a endemias na cidade de Contagem (MG). Ela vem de Itaúna, onde deixou para trás um relacionamento fraturado. A recomposição da vida desta mulher obedece a dois compassos, um, a expectativa de retomada deste casamento, outro, a sua própria necessidade de encarar os desafios de um cotidiano que só à primeira vista parecem corriqueiros.
 
Em Temporada, outro roteiro seu, Oliveira aprofunda a dramaturgia intimista com olhos voltados à vida proletária que marcou todos os seus trabalhos, premiados inclusive, caso do longa Ela Volta na Quinta e curtas como Quintal (apesar da nota fantástica deste último). Salta mais uma vez aos olhos como o diretor insere no quadro corpos comuns, fora do modelo referendado pelos padrões estéticos da publicidade – inclusive do ponto de vista étnico-racial -, ocupando a tela com suas vidas miúdas, comuns, sem grandes revelações mas que encerram todo o dilema de estar vivo, aqui e agora. A marca do cinema do diretor é este afeto, esta sutileza que encobre a grandeza que requer atenção para se revelar.
 
Dentro deste arco, o filme se apóia na trajetória de Juliana, que encarna uma mulher simples diante de uma série de escolhas diante dos obstáculos, mas também oportunidades que se apresentam. Neste sentido, a solidão que se desenha por um lado é compensada por suas interações com os colegas de trabalho, como o carismático Russão (o rapper Russo APR), Hélio (Hélio Ricardo) e outros, permitindo-lhe desdobrar camadas que ela nem imaginava. Mais uma vez, o diretor trabalha com atores não-profissionais, que desempenham seus papéis em total organicidade dentro de uma história desenvolvida igualmente ao longo dos ensaios.
 
Estes momentos coletivos, além do contato com alguns moradores cujas casas os agentes visitam em ações de combate à dengue, compõem um contexto urbano do Brasil  urbano contemporâneo que reforça o sentido de muitos atos e mentalidades, sem grandes ênfases, teses ou julgamentos. Neste sentido também, Temporada afirma uma identidade, tomando, por assim dizer, o pulso de cidadãos que normalmente ficam invisíveis, maioria silenciosa, mas capazes de tantas coisas que só uma câmera sensível quanto a de André consegue colocar em evidência.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentrio:

Imagem de segurana