Notícias

É Tudo Verdade 2016 anuncia programação da Conferência do Documentário

Publicado em 01/04/16 às 14h08

Nos dias 13 e 14 de abril, a Cinemateca Brasileira vai sediar a 15ª Conferência Internacional do Documentário – Petrobras, integrante da programação do É Tudo Verdade 2016 - 21º. Festival Internacional de Documentários. A entrada é franca.
 
Este ano, a palestra de abertura, às 10h30 do dia 13, será dedicada ao centenário de nascimento do crítico e escritor Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977), um dos fundadores da Cinemateca. Ela será ministrada pelo crítico, professor e ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil,  um dos sucessores de Paulo Emílio na direção da Cinemateca, seu ex-aluno na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), além de responsável pela nova edição dos escritos de Paulo Emílio.
 
Às 14h, a Conferência recebe a cineasta franco-egípcia de origem libanesa Jihan El-Tahri para um debate sobre a sua obra, mediado pela curadora francesa Anna Glogowski . “Jihan El-Tahri é uma das principais realizadoras a emergir no cenário internacional a partir do mundo árabe”, afirma Amir Labaki, diretor do É Tudo Verdade. “Ela tem uma rica e variada filmografia, na qual se destacam um dos mais importantes documentários sobre as batalhas democráticas na África do Sul (Atrás do Arco-Íris, 2009) e uma obrigatória trilogia sobre o poder no Egito contemporâneo (Faraós Do Egito Moderno: Nasser/ Sadat/ Mubarak)”.
 
O segundo dia da Conferência tem início, às 10h30, com um encontro com Carlos Nader, o homenageado com a retrospectiva brasileira desta edição do festival, mediado por Amir Labaki. Encerrando o ciclo, às 14h, as relações históricas entre documentário e Olimpíadas serão discutidas em debate com o realizador francês Julien Faraut, diretor de Um Novo Olhar Sobre Olympia 52 (2013), sobre o longa-metragem de estreia do cineasta francês Chris Marker (1921-1912).  A mediação é do crítico de cinema Sérgio Rizzo, membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade.
 
A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana. Tel. (11) 3512-6111.

Outras notícias