Notícias

Cinearte (SP) recebe patrocínio da Petrobrás e faz homenagem a Maio de 68

Publicado em 28/05/18 às 14h28

A partir desta semana, a sala Cinearte, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, SP), incorpora a palavra Petrobrás ao seu nome, por conta do patrocínio firmado pela estatal. Além disso, o cinema trará, além de lançamentos do circuito, mostras e exibições especiais.
 
A partir de quarta (30), a sala já começa suas atividades com o novo nome e coloca em cartaz a Mostra 50 anos de 1968, que acontece na sala 2, até 2 de junho. Os ingressos serão gratuitos. Abaixo, a programação completa:
 
30 de maio, quarta-feira
19h: bate-papo com o escritor e jornalista Zuenir Ventura
20h30: Terra em Transe
Brasil, 1967, 115 min, p&b
Direção Glauber Rocha
Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy
Sinopse: O senador Porfírio Diaz detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins, ao perceber as reais intenções de Diaz, muda de lado, abandonando seu antigo protetor.
 
31 de maio, quinta-feira
19h: Acossado (À bout de souffle)
França, 1961, 89 min, p&b
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo, Daniel Boulanger
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi, uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.
 
01 de junho, sexta-feira
19h: A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate)
EUA, 1968, 106 min
Direção: Mike Nichols
Elenco: Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross
Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson, uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine.
 
02 de junho, sábado
19h: No Intenso Agora
Brasil, 2017, 127 min
Direção: João Moreira Salles
Sinopse: Documentário político que justapõe, através de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como: a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em meio a dominação da União Soviética e a China de 1966 sob o regime de Mao, experienciado pela mãe do diretor na época.
 
Para mais informações, acesse http://www.cineartepetrobras.com.br/

Outras notícias