Notícias

"Trama Fantasma" vence o Grand Prix Fipresci 2018

Publicado em 24/08/18 às 13h59

Trama Fantasma (foto), de Paul Thomas Anderson, foi o vencedor do Grand Prix 2018 da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos), numa votação que incluiu 473 críticos de cinema de todo o mundo.
 
Anderson torna-se, assim, o primeiro cineasta a vencer o prêmio Fipresci três vezes – ele já havia conseguido o feito em 2000, com Magnólia, e 2008, por Sangue Negro. A premiação será apresentada no próximo dia 21 de setembro, na abertura do Festival de San Sebastián.
 
Nesta votação, que na fase final teve outros três finalistas, os outros dois longas concorrentes foram Zama, de Lucrécia Martel, Três Anúncios para um Crime, de Martin McDonagh, e Cold War, de Pawel Pawlikowski (apresentado na competição em Cannes e ainda inédito no Brasil).
 
O prêmio Fipresci existe desde 1999 e é o mais representativo da entidade, sendo escolhido por todos os seus membros, entre os longas lançados internacionalmente nos 12 meses anteriores. Nas outras edições, este prêmio foi entregue a diretores como Michael Haneke, Aki Kaurismäki, Cristian Mungiu, Richard Linklater, Jean-Luc Godard, Pedro Almodóvar, George Miller, Jafar Panahi e Maren Ade, entre outros.

Outras notícias