Notícias

CCBB apresenta retrospectiva da obra de Spike Lee

Publicado em 05/11/18 às 14h30

imagem

Começa nesta quarta (7), no CCBB-SP e CCBB-RJ a mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee. A mostra exibirá um recorte de 22 filmes e quatro videoclipes que representam diferentes momentos da carreira do cineasta nos CCBB Rio de Janeiro (07/11 a 26/11), CCBB São Paulo (7/11 a 3/12) e CCBB Brasília (20/11 a 09/12). A maioria das sessões tem entrada franca. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Integram a programação alguns dos títulos mais recentes do cineasta, porém pouco vistos nas salas de cinema brasileiras, e alguns de seus melhores trabalhos para a televisão, como os documentários Kobe Doin' Work (2009), filmado com 30 câmeras, e Michael Jackson's Journey from Motown to Off the Wall (2016). Michael Jackson também é a estrela de um dos videoclipes da mostra - They Don't Care About Us -, gravado no Rio de Janeiro e em Salvador. Quatro filmes clássicos serão exibidos em 35mm: Mais e melhores blues (1990), Febre da selva (1991), Malcolm X (1992) e A última noite (2002).Faça a coisa certa(1989), primeiro sucesso de Lee no Brasil, terá uma sessão inclusiva com audiodescrição, legendas e LIBRAS.
 
A Mostra é também uma forma de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e uma oportunidade do público ter um panorama da obra do mais atuante cineasta afro-americano, que conquistou este ano o Grande Prêmio do Júri e Menção Especial do Prêmio Júri Ecumênico, no Festival de Cannes, e o Prêmio do Público, no Festival de Locarno, com Infiltrado na Klan (estreia nacional prevista para 22 de novembro).
 
A mostra contará com um debate com o curador, o crítico de cinema e professorJuliano Gomese a professora e pesquisadora Janaína Oliveira, no encerramento, 26 de novembro (segunda-feira). Janaína Oliveira ainda ministrará uma aula sobre o cinema de Spike Lee, no dia 17 de novembro (sábado). Os dois   eventos são gratuitos, com senhas distribuídas uma hora antes do início. Além de catálogo produzido especialmente para a Mostra que será dado aos espectadores que tiverem ingressos de cinco sessões.
 
Serviço
 
Acorde! O cinema de Spike Lee
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Jaiê Saavedra
Produção: Júlio Bezerra
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
www.bb.com.br/cultura

Outras notícias