Notícias

Ocupação Coutinho reúne exposição, filmes, masterclass e lançamento de livro em SP

Publicado em 01/10/19 às 18h07

Nesta quarta (2-10), a partir das 20h, o Itaú Cultural abre a Ocupação Eduardo Coutinho. Formada por programação especial e com ferramentas de acessibilidade, a mostra apresenta ao público a vida do artista falecido em 2014, sua trajetória, processo de criação e obra. A curadoria é da equipe do instituto, formada pelos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Memória e Pesquisa, com cocuradoria do jornalista e pesquisador Carlos Alberto Mattos. Esta Ocupação tem parceria do Instituto Moreira Salles (IMS), detentor do acervo do cineasta.
 
No dia da abertura, será lançado Sete Faces de Eduardo Coutinho, livro de Mattos, publicado em coedição da editora Boitempo, Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural. Até o fim da Ocupação, em 24 de novembro, a programação presencial do Terças de Cinema, no IC, será toda voltada a filmes dele, também haverá mostra online, uma master class com João Moreira Salles e um minicurso com várias pessoas que trabalharam com Coutinho.
 
A exposição faz um levantamento da vida e obra de Coutinho, com trechos selecionados de seus filmes e depoimentos; objetos como a cadeira em que sentava, a câmera principal das filmagens de “Cabra Marcado para Morrer”’ e sua máquina de escrever portátil. Ainda traz informações sobre a sua produção e criação filmográfica, com trechos de filmes  como Fio da Memória, Cabra Marcado para Morrer, O Volta Redonda, Memorial da Greve e Peões. Entre cadernos de anotações, listagens e textos escritos, a mostra apresenta o seu processo de criação, de pesquisa de personagens, ritos de trabalho e montagem de seus documentários.
 
Serviço:
Ocupação Coutinho
Mostra de filmes: de 3 a 30 de outubro
Masterclass e curso: dias 7, 30 e 31-10; e 1 e 2-11
Grátis
 
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Tel. (11) 2168-1777
Horários:
De segunda a sexta, das 9h às 20h
Sábados,domingos e feriados, das 11h às 20h
www.itaucultural.com.br

Outras notícias