04/10/2024

Uma história de recordes

Muita gente pena para ser indicado e levar a tão sonhada estatueta para casa. Enquanto isso, alguns poucos afortunados parecem recordistas olímpicos e ganham prêmios de baciada. Em 1998, Titanic, de James Cameron, igualou dois recordes. O primeiro foi ao ser indicado a 14 estatuetas, assim como A Malvada (1950), de Joseph L. Mankiewicz - marca atingida, em 2017, também pelo musical La La Land: Cantando Estações (que venceu 6 delas). Titanic acabaria vencendo 11 dessas indicações, assim como
Ben-Hur (1959), de William Wyler.

Porém, a superprodução sobre o naufrágio do famoso transatlântico não ganhou tantas estatuetas mais
importantes quanto o famoso épico. Enquanto Ben-Hur foi bem-sucedido inclusive nas categorias de filme, direção, roteiro e ator (para Charlton Heston), Titanic levou apenas as de filme e direção, além de nove categorias técnicas, consideradas menores. Seu protagonista, Leonardo DiCaprio, não foi sequer indicado.

Em 2010, Avatar, também de Cameron, pode não ter batido nenhum recorde de indicações (em 9 categorias, entre elas filme e diretor), mas alcançou o feito de se tornar a maior bilheteria da história do cinema – superando Titanic. No final de janeiro daquele ano, o filme atingiu a marca de US$1,85 bilhão.

Já em 2009, O Curioso Caso de Benjamin Button foi indicado em 13 categorias, entre elas, as principais – filme, diretor (David Fincher, a primeira de sua carreira), ator (Brad Pitt), mas ganhou apenas três prêmios: direção de arte, maquiagem e efeitos visuais. Vamos ver como se sai em 2018 a fantasia A Forma da Água, de Guillermo del Toro, igualmente indicada em 13 modalidades.

Em 2007, Dreamgirls - Em Busca de um Sonho entra para a história como um azarão às avessas. O musical recebeu oito indicações (três canções, ator e atriz coadjuvantes, direção de arte, figurino e som), mas foi esquecido na categoria principal - embora sua indicação fosse dada como certa por especialistas. O filme chegou até a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical.

Somente três filmes conseguiram vencer nas cinco categorias mais importantes (filme, direção, ator, atriz e roteiro) e isso já faz muito tempo. São eles: Aconteceu Naquela Noite (1934), de Frank Capra, Um Estranho no Ninho (1975), de Milos Forman, e O Silêncio dos Inocentes (1991), de Jonathan Demme.

Entre as atrizes, a grande recordista em vitórias é Katharine Hepburn, vencedora quatro vezes como atriz principal pelos filmes Manhã de Glória (1933), Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967), O Leão no Inverno (1968) e Num Lago Dourado (1981). Apenas Meryl Streep supera La Hepburn em número de indicações, com 21 contra 12 da veterana atriz, falecida em 2003. Em compensação, Meryl venceu três estatuetas até agora.

Jack Nicholson foi, até 2013, o recordista isolado entre os atores, tanto no número de indicações, 12, quanto no de estatuetas recebidas, três, sendo duas de melhor ator, por Um Estranho no Ninho (1975) e Melhor é Impossível (1997), e uma de coadjuvante, por Laços de Ternura (1983). Walter Brennan também ganhou três Oscar, todos de coadjuvante, por Meu Filho é Meu Rival (1936), Romance do Sul (1938) e O Galante Aventureiro (1940). Em número de estatuetas vencidas, porém, o inglês Daniel Day-Lewis o alcançou em 2013, faturando a terceira estatueta por sua magnética interpretação como protagonista em Lincoln, de Steven Spielberg. Com seis indicações até agora, ele ganhara também na categoria principal por Meu Pé Esquerdo (89) e Sangue Negro (2007). Em 2018, concorre por Trama Fantasma, que ele promete ser seu último filme.

Na categoria melhor produção em língua estrangeira, a Itália está na frente com 13 prêmios, seguida da França (12), Espanha e Japão (empatados cada um com 4). Em se tratando de cineastas, nessa categoria, Federico Fellini e Vittorio De Sica deram mais sorte, com quatro filmes premiados cada um, seguidos de três de Ingmar Bergman.

Campeões de todos os tempos

11 prêmios
Ben-Hur - 12 indicações
Titanic - 14 indicações

10 prêmios
Amor Sublime Amor - 11 indicações

9 prêmios
Gigi - 9 indicações
O Último Imperador - 9 indicações
O Paciente Inglês - 12 indicações

8 prêmios
E O Vento Levou - 13 indicações
Os Melhores Anos de Nossas Vidas - 8 indicações
A Um Passo da Eternidade - 13 indicações
Sindicato de Ladrões - 12 indicações
My Fair Lady - Minha Bela Dama - 12 indicações
Cabaret - 10 indicações
Gandhi - 11 indicações