20/02/2024

Festival de Aruanda comemora 18 anos com programação especial

Começa nesta quinta (30/11), a 18ª edição do Fest Aruanda, que será realizado de 30 de novembro a 6 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), em João Pessoa, com entrada franca ao público nos três turnos (manhã, tarde e noite).

O filme de abertura é o documentário Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina, de Ana Rieper, que resgata memórias do antológico Clube da Esquina, o grupo de músicos de Minas Gerais, composto por Milton Nascimento, Lô Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Wagner Tiso e outros, que mudaram a música brasileira a partir dos anos 1970. Também será exibido o histórico curta paraibano Aruanda, de Linduarte Noronha (1959), que empresta o nome ao festival nesta edição histórica e especial.

O filme de encerramento, no dia 6, será um outro documentário musical, Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos, que aborda os bailes de soul music, que deram origem ao movimento Black Rio nos anos 1970.

Homenagens

Serão homenageados com o Troféu Aruanda a atriz paraibana Soia Lira, cuja filmografia inclui Central do Brasil, Tatuagem e Pacarrete, entre outros; e Antônia Carneiro dos Santos e Érico Paulino dos Santos, dois atores naturais que participaram do elenco de Aruanda.



Mostras competitivas de longas
O festival terá duas mostras competitivas de longas. A mostra Sob o Céu Nordestino inclui quatro filmes, sendo três ficções (Cervejas no Escuro, de Tiago Neves; Sem Coração, de Nara Normande e Tião; e Saudade fez Morada aqui Dentro, de Haroldo Borges) e o documentário Memórias da Chuva, de Wolney Oliveira (CE).

Na mostra Competitiva Nacional, os títulos são Levante, de Lillah Halla (SP); Ana, de Marcus Faustini (RJ); Othelo, o Grande, de Lucas H. Rossi dos Santos (RJ); Saudosa Maloca, de Pedro Serrano (SP); Peréio, Eu Te Odeio, de Tasso Dourado e Allan Sieber (RJ); Citrotoxic, de Julia Zakia (SP, 2023).

Informações sobre os curtas e outros eventos da programação podem ser conferidos no site do festival (confira abaixo)

Serviço:

18ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: De 30/11 a 06/12 de 2023

Informações

instagram @festaruanda

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)