Amizade
Documentário experimental do diretor mineiro Cao Guimarães debruça-se sobre imagens colhidas ao longo de vários anos, em vários formatos, que lhe permitem formular reflexões sobre a natureza da amizade. Nos cinemas.
Documentário experimental do diretor mineiro Cao Guimarães debruça-se sobre imagens colhidas ao longo de vários anos, em vários formatos, que lhe permitem formular reflexões sobre a natureza da amizade. Nos cinemas.
Documentário indicado ao Oscar 2024, o filme da jornalista Shiori Ito registra sua luta incansável para levar adiante a investigação do estupro de que foi vítima em 2015, enfrentando obstáculos devido à posição social de seu agressor. Na plataforma Filmelier+.
Vencedor do Oscar de melhor documentário, o filme dirigido por palestinos e israelenses registra a resistência de uma aldeia na Cisjordânia contra as constantes tentativas de expulsão de seus habitantes por colonos e pelo exército israelense. Nos cinemas e nas plataformas: YouTube, Claro Tv+, Amazon Prime Video, Apple TV, Vivo Play e Google Play.
Dirigido por Joana Nin, o documentário acompanha o trabalho da Cia dos Ventos, uma companhia paranaense de teatro de bonecos, que não apenas produz seus próprios bonecos e monta os espetáculos, mas também faz uma densa pesquisa sobre o assunto. Nos cinemas.
A vida e a obra da pintora alemã radicada no Brasil Eleonore Koch é o tema desse documentário, que parte de uma investigação pessoal de seu diretor, Jorge Bodanzky. Nos cinemas.
Documentário retrata a iniciativa de Roberto Chaves, dançarino baiano radicado em Paris e que organiza há mais de 20 anos a lavagem das escadarias da igreja da Madeleine - assim como acontece na igreja de N. Sr. do Bonfim, na Bahia, desde o século 18. Nos cinemas.
Indicado ao Oscar de documentário, o filme do diretor belga Johan Grimonprez resgata o espírito de 1960, quando turnês de jazzistas norte-americanos eram usadas pela CIA, a ONU e a Bélgica para ocultar sua conspiração contra Patrice Lumumba e a independência do Congo. Nos cinemas.
Ganhador do Queer Lion no Festival de Veneza, essa coprodução entre Colômbia e Brasil, dirigida por Mónica Taboada-Tapia, acompanha a jornada de uma mulher transexual indígena que tenta tirar um novo RG com seu nome social. Nos cinemas.