O Mestre das Armas é baseado na vida de Huo Yuanjia (1869-1910), que fundou a escola de artes marciais Jingwu. O longa dá mais destaque à luta do mestre contra os estrangeiros que tentaram invadir o seu país. Mas, antes disso, o personagem passa por um aprendizado tanto físico quanto espiritual.
No final do século XIX, Huo ainda era uma criança, na região norte da China, cujo pai não permitia que ele treinasse artes marciais, embora ele mesmo fosse um lutador. Anos depois, já adulto, o rapaz está prestes a tornar-se o campeão da cidade, numa das cenas de luta mais impressionantes do filme.
Apesar da vitória, um amigo chamado Dong avisa a Huo para ser mais cuidadoso. Os conselhos se revelam muito sábios, quando mais tarde, graças a sua arrogância, o personagem provoca a morte de um lutador veterano e acaba perdendo a amizade de Dong.
Para se redimir, Huo viaja pelo sudeste da Ásia, onde aprende a humildade entre os plantadores de arroz e conhece uma moça cega, que toca o seu coração. Mais tarde, quando retorna à China, terá de participar da luta mais importante de sua vida.
As lutas marciais são coreografadas pelo veterano Yuen Wo Ping, que fez o mesmo trabalho em filmes como os dois Kill Bill, de Quentin Tarantino, e na trilogia Matrix, dos irmãos Andy e Larry Wachowski. A precisão destas lutas tem tudo para agradar a quem gosta do gênero.