08/09/2024
Comédia Romance

Aumenta que é rock n roll

Nos anos 1980, os jornalistas Luiz Antônio Mello e Samuel Wainer Filho tem uma chance de ouro de realizar um sonho quando ganham o comando de uma rádio em Niterói, a Fluminense FM, e colocam toda a sua programação dedicada dia e noite ao rock - tornando-a conhecida como "a maldita".

post-ex_7

Uma comédia com tempero de romance e retrato de época define Aumenta que é rock’n’roll. Protagonizado por um Johnny Massaro que exibe uma sutil e eficaz veia cômica, o filme de Tomás Portella retrata os anos 1980, quando não existiam celular nem redes sociais, havia uma ditadura militar e o rock podia ser uma razão de viver. 

E era uma razão de viver para Luiz Antônio (Massaro) e Samuel (George Sauma), dois repórteres cansados das reportagens cotidianas que recebem a chance inédita de assumir o comando de uma rádio decadente em Niterói e realizar o sonho de torná-la uma emissora a serviço do rock. Assim nascia a Rádio Fluminense FM, que se tornou conhecida como “a maldita” e ganhou uma legião de ouvintes a partir da transmissão ininterrupta de rock estrangeiro e nacional - tornando-se, por isso, a divulgadora de alguns dos que se tornaram os maiores nomes da cena musical dos anos 1980, como os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Blitz e Barão Vermelho.

Baseado no livro A Onda Maldita, do próprio Luiz Antônio Mello, o filme focaliza especialmente o cotidiano dessa rádio de condições precárias, com instalações mambembes e salários sempre atrasados, mas que se nutriu da energia de uma equipe jovem, comandada por Luiz Antônio - Samuel rapidamente teve que cuidar da vida de outra maneira, pois já tinha uma família para sustentar. 

Enquanto isso, Luiz Antônio dribla a falta de orçamento com criatividade, implantando novidades como um time de locução inteiramente feminino, no qual se destaca Alice (Marina Provenzzano) - o temperamento mais esquentado da turma e que forma com Luiz o par romântico difícil da história.

Os episódios mais curiosos desta trajetória, afinal, são espantosamente reais, como a participação da rádio no pioneiro Rock in Rio de 1985 - no qual deu toda a assessoria ao empresário Roberto Medina (Charles Fricks) para a contratação dos nomes dos artistas e na criatividade demonstrada pelo time da “Maldita” na cobertura e na auto-divulgação durante o evento, que se tornou massivo e fez história. Assim como Luiz Antônio, hoje continuando sua missão a serviço do rock na internet.

 

post