27/02/2024

Sessão Mutual Films apresenta longa e curtas indianos em São Paulo

     Egaro Mile, raridade do indiano Ruchir Joshi, que será exibido na Sessão Mutual (Crédito Divulgação)

A Sessão Mutual Filmes trará quatro filmes indianos nesse mês. O destaque é a obra do cineasta, escritor e fotógrafo indiano Ruchir Joshi (que nasceu em Calcutá em 1960). Joshi chama seu cinema de “uma terceira criatura” – nem ficção, nem documentário tradicional, mas uma não-ficção que trilha seu próprio caminho em diálogo com os trabalhos e pensamentos de outros artistas. As sessões acontecem no IMS de São Paulo.
 
Os programas contam com três filmes do cineasta, que foram rodados em 16 mm e lançados no início da década de 1990, e que serão apresentados em novas restaurações digitais. O longa-metragem Egaro Mile (Onze milhas) (1991) apresenta de forma discursiva os cantores folclóricos itinerantes no estado indiano de Bengala Ocidental, conhecidos como Bauls, cujo trabalho constitui uma tradição milenar. O curta-metragem Memórias da cidade do leite (1991) explora a cidade de Amedabade com um olhar poético, em parceria com o dramaturgo Madhu Rye; e o filme-ensaio de média-metragem Contos do planeta Kolkata (1993) (feito em colaboração com o artista norte-americano Tony Cokes, entre outros) cria um jogo de espelhos entre a metrópole indiana do título e suas representações difamatórias na mídia ocidental.
 
A sessão também inclui uma versão remasterizada do curto retrato da cidade de Bombaim Chegada (1980), do grande cineasta experimental indiano Mani Kaul, uma referência-chave para Joshi em sua busca cinematográfica por formas únicas.
 
Programa
20/9/2023, quarta
19h - Egaro Mile (Onze milhas)
Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard
 
21/9/2023, quinta
20h - "Amedabade, Bombaim, Calcutá” (3 filmes, 74 min)
Sessão apresentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard
 
23/9/2023, sábado
16h15 - "Amedabade, Bombaim, Calcutá” (3 filmes, 74 min)
 
30/9/2023, sábado
16h40 - Egaro Mile (Onze milhas)
 

Notícias relacionadas