O curta Moi aussi (Me too), da atriz e diretora francesa Judith Godrèche, que aborda o caso de várias vítimas de abuso sexual, foi anunciado para exibição na abertura da seção Un Certain Regard, na sala Debussy do Palácio dos Festivais, e também na programação do Cinéma de la Plage, na praia de Cannes, com entrada franca, no dia 15 de maio.
A atriz, que atuou em quase 50 filmes, como Albergue Espanhol (2002) e Esposa Troféu (2010), reuniu relatos de diversas mulheres e homens, que compartilharam com ela suas experiências dolorosas. A partir daí, ela criou um filme coral, que se vale dos testemunhos e também cria uma atmosfera audiovisual recorrendo à música e à dança.
Em sua declaração sobre suas razões para realizar este filme, a diretora explicou sua inquietação: “De repente, diante de mim estava uma multidão de vítimas, uma realidade que representava também a França. Tantas histórias, vindas de todos contextos sociais, todas as gerações. Então, a pergunta que me fiz foi: ‘O que vou fazer com tudo isso? O que se faz quando se está chocado por aquilo que se ouve, pelo próprio volume dos depoimentos?’”.
De todo modo, o tema está sendo muito debatido na França, onde o famoso ator Gérard Depardieu está sendo formalmente investigado por agressão sexual e estupro devido a denúncias de diversas mulheres. Os crimes teriam ocorrido em sets de filmagem.
O Festival de Cannes se desenrola entre 14 e 25 de maio.