Ainda estou aqui (foto ao lado), de Walter Salles, foi selecionado para a competição do próximo Festival de Veneza, que se inicia no próximo dia 28 de agosto. O Brasil também estará representado no festival por Petra Costa, que apresenta, fora de competição, seu novo documentário, Apocalipse nos trópicos, sobre a ascensão do bolsonarismo e do fundamentalismo religioso no País.
Ainda estou aqui é uma adaptação do livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, focalizando a figura de sua mãe, a advogada Eunice Paiva, que lutou por décadas para saber o paradeiro do marido, o deputado Rubens Paiva. Cassado pela ditadura militar em 1964, Paiva saiu do país, mas logo retornou. Em 1971, sua casa foi invadida por agentes policiais, que o levaram, em 1971. Nunca mais ele foi visto e hoje seu destino é dado como vítima de tortura, morte e desaparecimento forçado.
No filme de Salles, Eunice é interpretada por Fernanda Torres e, na fase mais idosa, por Fernanda Montenegro. O filme marca o reencontro de Fernanda Torres com o diretor carioca, sob cujo comando ela atuou em Terra estrangeira e O primeiro dia. Ele também será apresentado no Festival de Toronto, que começa no dia 5 de setembro.
Salles compete pelo Leão de Ouro com uma respeitável lista de diretores, como Pedro Almodóvar, Pablo Larraín (que apresenta a esperada cinebiografia da cantora Maria Callas estrelada por Angelina Jolie), Todd Philips (com a sequência de Coringa, que venceu o Leão em Veneza em 2019) e os italianos Luca Guadagnino e Gianni Amelio (confira a lista completa no final da notícia).
Outros brasileiros
Primeiro longa de ficção da cineasta Marianna Brennand, o filme Manas (foto ao lado) foi selecionado para a competição da Jornada dos Autores (Giornate degli Autori), uma das mostras paralelas do festival. Protagonizada pela estreante Jamilli Correa, a obra traz no elenco nomes como Dira Paes, Fátima Macedo e Rômulo Braga, além de atores e atrizes locais da região amazônica, onde foi filmada. O roteiro, que venceu o Sam Spiegel International Film Lab, é assinado por Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Carolina Benevides.
Além destes títulos, o Brasil já estava representado em Veneza com dois curtas: Minha mãe é uma vaca, de Moara Passoni, parte da competição da mostra Horizontes; e por 40 dias sem sol, de João Furia, fora de competição na seção Venice Immersive, dedicada a filmes produzidos com recursos de Extended Reality.
Dois brasileiros integram júris do festival: o cineasta Kleber Mendonça Filho, no júri principal, e a atriz e diretora Bárbara Paz, no júri que atribui prêmios aos primeiros filmes.
Abaixo, a lista da seleção oficial divulgada hoje (23):
Competição
The room next door
Dir. Pedro Almodovar
Campo di battaglia
Dir. Gianni Amelio
Leurs enfants apres eux
Dirs. Ludovic and Zoran Boukherma
The brutalist
Dir. Brady Corbet
The quiet son
Dirs. Delphine, Muriel Coulin
Vermiglio
Dir. Maura Delpero
Sicilian letters
Dirs. Fabio Grassadonia, Antonio Piazza
Queer
Dir. Luca Guadagnino
Love
Dir. Dag Johan Haugerud
April
Dir. Dea Kulumbegashvili
The order
Dir. Justin Kurzel
Maria
Dir. Pablo Larrain
Trois amies
Dir. Emmanuel Mouret
Kill the jockey
Dir. Luis Ortega
Joker: folie a deux
Dir. Todd Phillips
Babygirl
Dir. Halina Reijn
Ainda estou aqui
Dir. Walter Salles
Diva Futura
Dir. Giulia Louise Steigerwalt
Harvest
Dir. Athina Rachel Tsangari
Youth - homecoming
Dir. Wang Bing
Stranger eyes
Dir. Yeo Siew Hua
Fora de competição - não-ficção
Apocalipse nos trópicos
Dir. Petra Costa
Bestiari, rrbari, lapidari
Dirs. Massimo D’Anolfi, Martina Parenti
Why war
Dir. Amos Gitai
2073
Dir. Asif Kapadia
One to one: John and Yoko
Dir. Kevin Macdonald, Sam Rice-Edwards
Separated
Dir. Errol Morris
Israeal Palestine on swedish TV 1958-1989
Dir. Goran Hugo Olsson
Russians at war
Dir. Anastasia Trofimova
Things we said today
Dir. Andrei Ujica
Songs of slow burning earth
Dir. Olha Zhurba
Riefenstahl
Dir. Andres Veiel
Fora de competição - ficção
Beetlejuice beetlejuice (filme de abertura)
Dir. Tim Burton
L’orto americano (filme de encerramento)
Dir. Pupi Avati
Il tempo che ci vuole
Dir. Francesca Comencini
Phantosmia
Dir. Lav Diaz
Maldoror
Dir. Fabrice du Welz
Broken rage
Dir. Takeshi Kitano
Baby invasion
Dir. Harmony Korine
Cloud
Dir. Kiyoshi Kurosawa
Finalement
Dir. Claude Lelouch
Wolfs
Dir. Jon Watts