Meninas Malvadas

Ficha técnica


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

06/07/2004

No mundo da escola colegial norte-americana, a popular 'high school', parecem haver mais círculos de danação do que o inferno descrito por Dante. E Garotas Malvadas mostra que as tragédias que estão cada vez mais comuns nesses ambientes não acontecem por acaso. Se esse filme tivesse um final parecido com o de Elefante não seria nenhuma supresa. Desde pequenas, as crianças são criadas num ambiente de extrema competitividade e, quando chegam nessa fase da vida, são lançadas num ambiente que as leva a rotular umas às outras dentro de um sistema de castas, que não permite nenhuma mobilidade. Não por acaso, essa complexa dinâmica é uma panela de pressão em ponto de explodir.

Quem está a um passo de entrar nesse mundinho é Cady (Lindsay Lohan). Uma espécie de Eliza Thornberry de carne e osso - sem a capacidade de falar com animais-, ela cresceu com os pais na África, onde eram exploradores, e sempre estudou em casa. Quando são obrigados a fixar residência num subúrbio qualquer dos Estados Unidos, a menina é forçada a entrar numa escola comum. Logo no primeiro dia, ela percebe que a vida de uma colegial exige mais inteligência e força do que viver na selva. Seus novos amiguinhos podem ser bem mais selvagens do que qualquer animal africano.

Logo ela faz amizade com Janis, uma espécie de 'semigótica' e Damian, o amigo gay. Mas quem chama a atenção é Regina George. Ela é perfeita, o sonho que toda menina queria ser. Na escala evolucional da 'high school', ela ocupa o posto mais alto. Sempre em companhia de suas duas seguidoras, é a mais esnobe de toda a escola. Por puro acaso, Cady cai nas graças da megera e é convidada para sentar-se em sua mesa e tornam-se amigas.

Janis e Damian acabam incentivando essa amizade, porque na verdade convencem Cady a ajudá-los numa pequena vingança pessoal contra o trio de beldades, a quem chamam de "Plastic", por se parecerem mais com uma boneca do que um ser humano. Aliás, num de seus primeiros passeios com Regina, Cady pensa que esta é "a Barbie tamanho real que eu nunca tive". Fazendo um jogo duplo, Cady acaba se também se encantando com o mundinho cor-de-rosa de Regina. Presa em sua própria ratoeira, Cady agora está a um passo de ser uma menina tão malvada quanto Regina e sua gangue.

Não é à toa que essa comédia prima por um humor negro, ainda que light. O roteiro é de Tina Fey, uma das mais ácidas roteiristas do humorístico Saturday Night Live. O mais curioso é que a história é baseada em um livro de não-ficção chamado Queen Bees and Wannabes: Helping Your Daughter Survive Cliques, Gossip, Boyfriends, and Other Realities of Adolescence, uma espécie de guia prático para ajudar os pais a lidarem com as filhas que enfrentam o inferno do colegial.

Partindo do livro, Tina, que também faz o papel de uma professora de matemática, injeta uma boa dose de humor e cinismo, permitindo que muitas vezes a comédia dê lugar a uma triste análise social do mundo escolar norte-americano. Numa das primeiras cenas, quando chegam ao refeitório, Janis faz uma esmiuçada descrição do ambiente, classificando cada mesa e seus habitantes, que é ao mesmo tempo hilária e assustadora.

Meninas Malvadas acaba sendo um filme para adolescentes bem acima da média, porque prima pela inteligência em lugar das escatologias. Lindsay -que parece uma Julianne Moore em miniatura, tanto pela beleza, quanto pelo talento - brilha, confirmando seu timing para comédias - o que ela já havia provado em Operação Cupido, em que fazia um par de gêmeas, e em Uma Sexta-Feira Muito Louca, dirigido por Mark S. Waters, também diretor desta comédia.

É pouco provável que Meninas Malvadas vá mudar o comportamento do adolescente médio norte-americano. Por outro lado, um retrato tão cruel e pertinente da realidade deles talvez possa suscitar algumas idéias. Nem que seja olhar para os dois lados antes de atravessar a rua.

Alysson Oliveira


Comente
Comentários:
  • 16/09/2011 - 19h22 - Por Karol silva Olá...adoroo o filme Meninas Malvadas.realmente muito bom...gostaria de saber quem canta a música que o Damian canta no festival de Talentos, pois é muito linda. Obrigado e Parabéns! vale a pena assistir e "reassistir". :D
  • 20/02/2014 - 10h44 - Por ediclcia reis esse fime é muito legal amo ele beijo parabens
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança