A Isca Perfeita

Ficha técnica


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

03/02/2003

Bancário na cidadezinha de St. Albans, pertinho de Londres, John Buckingham (Ben Chaplin) vive afundado na rotina. O cotidiano é calmo, a vizinhança é boa, o emprego não estressa demais. Tanto sossego está acabando com John, na verdade. Solitário e tímido, depois de levar um fora da antiga namorada, agora ele passa as noites acessando sites na Internet que prometem noivas em domicílio, vindas de países da Europa do leste, como a Rússia.

Num desses sites, sintomaticamente chamado "From Russia with Love" (da Rússia com amor), John escolhe aquela que parece a mulher de seus sonhos, Nadia (Nicole Kidman). Quando a encontra no aeroporto, a impressão começa a piorar. Afinal, ao contrário do prometido, a moça não fala uma palavra de inglês e fuma como uma chaminé.

Seria simples se a coisa toda não passasse apenas de mais um caso de propaganda enganosa. É muito pior. Por uns tempos, porém, a vida é doce. Nadia revela-se uma fera na cama, capaz de satisfazer aos desejos mais secretos que John alimentava com a ajuda de sua pilha de revistas eróticas, escondidas no porão da casa. A lua-de-mel termina no dia em que Nádia anuncia que é seu aniversário e chegam dois convidados inesperados para a festa: Yuri (Matthieu Kassovitz) e Alexei (Vincent Cassel), que são apresentados como seus primos da Rússia.

No cenário de complicações que se arma na vida de John, ficam muito claros os indícios de um tremendo conto do vigário. A estadia de Nadia e de seus "primos" promete encrenca das mais grossas para o bancário. O diretor e roteirista novato Jez Butterworth arma uma série de reviravoltas, que mudam o clima dos acontecimentos a cada passagem. No final das contas, pode-se não gostar de tudo, mas ao menos não seria justo reclamar de rotina. A história tem um frescor e uma ponta de malícia que se demonstram genuinamente atraentes. E Nicole Kidman, uma vez mais, comprova ser uma intérprete disposta a não se acomodar numa imagem certinha demais.

Cineweb-15/11/2002

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança