Notas Sobre um Escândalo

Ficha técnica

  • Nome: Notas Sobre um Escândalo
  • Nome Original: Notes on a Scandal
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Inglaterra
  • Ano de produção: 2006
  • Gênero: Drama
  • Duração: 92 min
  • Classificação: Livre
  • Direção:
  • Elenco: Judi Dench, Cate Blanchett, Bill Nighy

País


Sinopse

Barbara é uma professora idosa e solitária. A chegada de uma nova colega na escola, Sheba, muda a sua vida. Elas acabam desenvolvendo uma grande amizade. Porém, a mais jovem se envolve com um aluno e desperta a ira da outra, que mostra que seus interesses são bem mais sombrios.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

02/03/2007

Este bom drama inglês teve suas duas atrizes principais, a inglesa Judi Dench e a australiana Cate Blanchett, indicadas ao Oscar. Não levaram, mas isso não diminui em nada os perfis complexos que elas construíram de duas mulheres atormentadas – cada uma com seus fantasmas.

Veterana professora de História de uma escola secundária num bairro operário, Barbara Covett (Judi Dench) tem uma vida solitária e repleta de frustrações amorosas. Mas seu coração se enche de uma esperança secreta com a chegada de uma jovem colega, a professora de artes Sheba Hart (Cate Blanchett) – que é casada com um homem mais velho (Bill Nighy), mãe de dois filhos e a princípio não percebe os reais sentimentos de Barbara.

O que uma espera da outra claramente não é a mesma coisa. Inexperiente, Sheba acolhe o que pensa ser amizade da colega mais velha. Mas a outra quer muito mais do que amizade. Se ela fosse uma mulher inofensiva, o embate entre as duas não teria nenhum risco. Mas ela não é, e ganha inesperadamente um trunfo precioso nas mãos.

Barbara é a única pessoa que sabe que Sheba mantém um caso extraconjugal com um aluno adolescente. A chantagem mostra-se eficiente até certo ponto, com Sheba sempre intimidada pela possibilidade de a outra levar suas ameaças às últimas conseqüências, o que poderia lhe custar o emprego e o casamento.

É nesse momento que Barbara se revela uma psicopata tão sedutora quanto Tom Ripley, personagem criado pela escritora Patricia Highsmith. Nesse sentido, Notas Sobre um Escândalo mergulha fundo numa assustadora natureza humana. A mistura de desejo e luta de classes – envolvendo a aristocrática Barbara e a simplória Sheba – é abordada de uma forma raramente tão eficiente no cinema.

O roteiro é assinado pelo dramaturgo britânico Patrick Marber (o mesmo de Closer – Perto Demais) e baseado no romance Anotações sobre um Escândalo de Zöe Heller. O que o texto do filme melhor preserva de sua obra original é a dicotomia e as sutilezas dos personagens. A relação doentia de amor e ódio entre as duas mulheres vai ao extremo, remetendo à obra de Claude Chabrol e mesmo à de Hitchcock.

Outro aspecto habilmente explorado no filme é expor a crueldade da indústria de escândalos mantida pelos tablóides, que tem na Inglaterra um de seus países principais. Não há momento mais forte em Notas Sobre um Escândalo do que a cena em que Sheba decide enfrentar os abutres dessa imprensa marrom.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança