Correndo Atrás do Diploma

Ficha técnica


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

10/02/2003

Assistir a Correndo Atrás do Diploma pode ser comparado àquelas sessões promovidas para espanar a poeira dos velhos álbuns de fotografia familiares. Num canto, a foto de um rapaz dando seus primeiros passos no cinema, no outro a carinha sardenta de uma jovem atriz. Não faltará quem lembre: "Esse é Colin, filho de Tom Hanks, e aquela é Schuyler Fisk, filha de Sissy Spacek. Mas como era mesmo o nome do filme?"

A simples curiosidade sobre os principais protagonistas não é, por si só, motivo suficiente para atrair a atenção do público. Tanto Colin como Schuyler, com poucos trabalhos no currículo, ainda terão que esperar mais um pouco para comprovar que podem andar com as próprias pernas, sem o amparo dos pais ilustres. O próprio diretor, Jake Kasdan, segue os passos do pai, Lawrence Kasdan, o consagrado diretor de O Turista Acidental e Corpos Ardentes.

Correndo Atrás do Diploma, produzido pela MTV, é mais uma daquelas comédias românticas com jovens confrontados com suas opções na virada da adolescência, obrigados a escolher qual faculdade vão cursar, depois de concluído o colegial. O peso parece ser comparável ao alistamento militar em tempos de guerra.

Shaun Brumder (Colin Hanks) é um bom menino, aplicado nos estudos - como convém a um filho de Tom Hanks -, e surfista nas horas vagas. Ele vive numa família completamente disfuncional: a mãe é alcoólatra, o padrasto está entrevado numa cadeira de rodas e o irmão mais velho vive chapado por coquetéis de drogas. Sua namoradinha, Ashley (Schuyler Fisk), é aquele tipo de mocinha de cidade pequena que teme perder o namorado quando ele for finalmente para a faculdade.

A vida de Shaun sofre uma reviravolta quando um de seus amigos surfistas morre durante uma manobra arriscada, enfrentando uma onda gigantesca. O rapaz encontra enterrado na areia um romance, escrito por Marcus Skinner (Kevin Kline), que muda sua forma de encarar a vida. Decide que vai registrar suas idéias num diário e virar escritor.

Mas para isso precisa entrar na Universidade de Stanford e freqüentar as aulas de Skinner. Seus planos são drasticamente alterados pela incompetência da diretora do colégio, Charlotte Cobb (Lily Tomlin), que troca a ficha de Shaun com a de outro aluno, e faz com que seu pedido de inscrição seja recusado pela instituição.

O rapaz tem pouco tempo para convencer os diretores da universidade de que houve um erro. Com a ajuda da namorada e do irmão, Lance (Jack Black, de Alta Fidelidade), tenta consertar o estrago. Mas uma série de confusões criadas pelo mano aloprado atrapalham ainda mais seus planos.

Cineweb-15/11/2002

Luiz Vita


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança