Depois que o empresário da banda esquilos, Dave, sofre um acidente, ele acaba hospitalizado. Alvin e sua turma ficam aos cuidados de Toby, um jovem que só pensa em videogame. Os roedores entram para a escola e arrumam um monte de confusão. Mais tarde, quando conhecem um trio de esquilinhas, as bagunças apenas aumentam.
04/01/2010
“Alvinnn!”. É com esse famoso bordão – mais uma bronca, na verdade – que volta aos cinemas, depois de uma bem-sucedida estreia na telona em 2007, o trio de esquilos músicos, criado no final da década de 1950 pelo cantor Ross Bagdasarian e sucesso na TV em Alvin e os Esquilos 2.
Como o anterior, este filme reúne atores com imagens criadas por computador dos três roedores e de suas novas amiguinhas – um trio de esquilinhas – que combinam perfeitamente com os protagonistas. O grupo original é formado por Alvin, o líder, bagunceiro e rebelde, e seus irmãos, Simon, o inteligente, e Theo, gorducho, atrapalhado, mas de bom coração.
A história começa com um show dos esquilos, que têm uma banda pop. Um acidente obriga seu empresário, Dave (Jason Lee, de O Balconista 2), a ficar num hospital. A tia que iria cuidar do trio de esquilos também sofre um acidente (não por acaso, alguém grita Alviiinnnn!!’ nos dois casos), e a trupe fica sob a tutela do primo Toby (Zachary Levi, da série Chuck), um sujeito sem qualquer perspectiva na vida e viciado em videogame.
Alvin, Simon e Theo são obrigados a frequentar uma escola – onde estudam ao lado de jovens. Ninguém estranha um trio de esquilos assistindo às aulas e interagindo com humanos – afinal, eles são famosos. Mas não são os únicos estudantes roedores: três esquilinhas lhes farão companhia. Elas também formam uma banda, chamada As Esquiletes, e cada uma delas é um par perfeito para os meninos: a líder, a estudiosa e a atrapalhada.
Na escola, cada esquilo conhece novos amigos e mostra novas facetas de sua personalidade. Alvin se enturma com os esportistas e pensa que pode ser ainda mais famoso tornando-se um atleta. O trio deverá participar de uma competição de bandas, mas o esquilo mais velho está tão ocupado com o esporte que poderá deixar todos na mão.
Dirigido por Betty Thomas (Sou Espião), Alvin e os Esquilos 2 eleva à enésima potência o ritmo frenético e a cantoria do primeiro filme. Os adultos que conhecem os personagens da época da televisão poderão estranhar tanta correria. As crianças, especialmente aquelas que descobriram Alvin e seus irmãos no filme anterior, provavelmente acharão natural.
Alysson Oliveira