Uma mulher desconfia que seu marido a está traindo e contrata uma prostituta para tentar seduzi-lo. Mas, o que parecia ser apenas uma tentativa de colocá-lo à prova, acaba se transformando num perigoso triângulo amoroso.
13/05/2010
A atriz Amanda Seyfried, a noiva insossa de Mamma Mia!, está irreconhecível no novo filme de Atom Egoyan ( de Verdade Nua), O preço da traição. Encarnando uma jovem prostituta, ela caminha numa linha tênue que alterna uma insinuante Lolita e uma amante perturbada, como Glenn Close em Atração Fatal. E, nos dois perfis, ela é igualmente uma ameaça para as pessoas com quem se envolve.
No papel de Chloe (nome original do filme, muito mais adequado ao seu conteúdo que o escolhido pelos distribuidores brasileiros), essa jovem linda e sedutora transmite uma fragilidade que leva o espectador a procurar imaginar o que a levou à sua vida atual. Espera-se, a qualquer momento, alguma revelação. Mas, se há algo em seu passado, não ficaremos sabendo, porque o que interessa ao diretor é justamente o futuro da personagem e das pessoas que gravitam ao seu redor. Uma delas, sem nem mesmo saber que faz parte do jogo.
O caminho de Chloe e da ginecologista Catherine (Julianne Moore, de Direito de Amar) se cruzam casualmente no banheiro de um restaurante. Chloe está chorando e Catherine tenta se recompor pois suspeita que seu marido, o professor David (Liam Neeson, de Batman Begins), tem casos com alunas. O casamento de ambos entrou numa zona perigosa, próxima ao desmoronamento, quando David não compareceu à sua festa surpresa de aniversário organizada pela mulher, alegando que perdeu o avião, em Nova York. O professor gosta de flertar com mulheres mais novas, mas ainda não há evidência mais forte de traição.
Nos dias seguintes, a médica vê através da janela de seu consultório Chloe na companhia de um homem diferente do que a acompanhava no restaurante. Elas voltam a se encontrar, desta vez em um bar, e Catherine lhe conta as suspeitas sobre David. Para surpresa de Chloe, propõe que ela tente seduzi-lo. Catherine quer por o marido à prova e se dispõe a pagar por isso.
Dias depois, Chloe confirma as suspeitas de Catherine e relata seu primeiro encontro com David. A esposa sofre com os detalhes, mas aumenta seu envolvimento pedindo que a garota continue o plano. Fica evidente que Catherine está dividida e não consegue esconder sua excitação ao ouvir os relatos. Chloe também percebe e, a partir daí, abrem-se novas possibilidades para a história.
O filme possui uma envolvente atmosfera sensual, que nunca chega a ser grosseira, com a câmera mantendo uma discreta distância dessas mulheres tão bonitas, mas tão opostas em seus objetivos. Conheceremos melhor cada uma delas e tentaremos compreendê-las e justificá-las em suas decisões, algumas sem volta.
Luiz Vita