Acompanhados do primo Eustáquio, Lúcia e Edmundo voltam a Nárnia e reencontram o Rei Cáspian. Ao lado dele, viverão uma série de aventuras em busca das espadas de sete lordes desaparecidos.
08/12/2010
Depois de ser quase cancelada e mudar de casa (sai a Disney, e entra a Fox), a série
As Crônicas de Nárnia chega ao seu terceiro episódio. Na
Viagem do Peregrino da Alvorada, os irmãos Edmundo (Skandar Keynes) e Lucy (Georgie Henley), junto com seu primo Eustáquio (Will Poulter), caem dentro de um quadro e vão parar novamente na terra encantada.
Dirigido por Michael Apted (007- O Mundo não é o bastante, Nunca mais), este terceiro filme da franquia não perde tempo com explicações e logo de cara já começa com cenas de ação, quando o trio mergulha na água que cai do quadro e vai parar no outro mundo.
Se, por um lado, Edmundo e Lúcia conhecem bem as coisas estranhas de Nárnia, seu primo reclamão tem medo ou aversão às criaturas exóticas, como o rato Ripchip, um destemido espadachim, experiente em muitas aventuras. Quando se reencontram com o Rei Cáspian (Ben Barnes), os garotos ficam sabendo que ele viaja para o leste em busca dos sete Lordes de Telmar, que estão perdidos.
Os irmãos de Edmundo e Lúcia, Pedro (William Moseley), Susana (Anna Popplewell), cresceram e, por isso, não podem voltar a Nárnia. Aos poucos, inclusive Eustáquio vai ganhando importância na trama, até porque é o único jovem o bastante para voltar novamente ao lugar encantado, se necessário.
Cáspian e seus amigos precisam encontrar os sete lordes para evitar que uma névoa verde e maligna capture o corpo e a mente das pessoas. Os nobres possuem espadas que lhes foram dadas pelo leão Aslam. Por isso, têm poderes especiais - a união delas poderá derrotar o inimigo. Até cumprir suas tarefas, o grupo passará por tentações e terá de enfrentar perigos.
Baseado no terceiro livro da série escrita por C. S. Lewis,
As crônicas de Nárnia: A viagem do Peregrino da Alvorada segue a linha dos filmes de fantasia que andam em alta. Apesar de mais próximo de
O senhor dos anéis do que de
Harry Potter, a série fala diretamente ao público infanto-juvenil, metaforizando seus medos e inseguranças em forma de aventuras vividas pelos personagens. Os desafios é que moldam a personalidade de Lúcia, Edmundo e Eustáquio.
A direção de arte – com muitas imagens criadas por computador – explora bem o clima fantástico, criando ambientes e objetos que beiram o irreal – como a própria embarcação que dá nome ao livro, repleta de detalhes.
A adaptação dos outros quatro livros da série para o cinema depende do sucesso que este filme alcançar. Por enquanto, este lançamento é uma prova de fogo para as próximas aventuras da Terra de Nárnia. Uma prova, aliás, tão difícil quanto aquelas enfrentadas pelos personagens.
Alysson Oliveira