Thérèse D.

Ficha técnica


País


Sinopse

Thérèse se casa com Bernard, irmão de sua melhor amiga. Apesar da conveniência material da união, logo percebe que cometeu um erro, e que será infeliz. Quando tenta se desvencilhar dele, cai numa armadilha. Baseado no romance homônimo de François Mauriac.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

03/04/2013

Thérèse D. é o último longa da carreira do cineasta francês Claude Miller (Um segredo de família, Ladra e sedutora), morto no ano passado. Exibido pela primeira vez na noite de encerramento do Festival de Cannes em 2012, o filme baseia-se no romance de François Mauriac, e traz Audrey Tautou como a personagem-título.
 
No final da adolescência, Thérèse se casa com Bernard (Gilles Lellouche, de Os infiéis), irmão de sua melhor amiga, Anne (Anaïs Demoustier). A união dos dois – mais do que um casamento por amor – representa a conveniência da junção de duas propriedades vizinhas. O casal, por sua vez, tem personalidades bem distintas. A moça é mais fina, sofisticada, enquanto ele é meio bronco, e hipocondríaco, sempre tomando suas gotinhas.
 
Com o tempo, Thérèse se cansa dessa rotina imutável e desenvolve pensamentos sinistros. No fundo, sente falta de seu passado, quando ela e Anne podiam se divertir livremente, e não estavam presas às convenções da sociedade patriarcal. Há um quê de Madame Bovary ou Anna Karenina em Thérèse, sufocada e entediada – mas ela se mantém fiel ao marido, apesar de um flerte com um vizinho português, Jean Azevedo (Stanley Weber).
 
Ao contrário do romance, fragmentado e indo e vindo no tempo, o filme – cujo roteiro é assinado por Miller e Natalie Carter – conta a história de forma direta, sem muito esconder, e parecendo diminuir a aflição e o calvário de Thérèse, que encontra em Tautou uma intérprete que nem sempre dá conta da densidade sutil pedida pelo papel.  Por outro lado, Anaïs – que também trabalhou em Elles – está muito bem no papel da moça que passa por grandes transformações ao longo do filme.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança