Uma estranha amizade

Uma estranha amizade

Ficha técnica


País


Sinopse

A jovem Jane partiu para Los Angeles cheia de sonhos para tornar-se atriz. Na cidade, ela divide o apartamento com um casal e sobrevive, como eles, de trabalhos no cinema pornô. Um dia, por acaso, conhece uma velha senhora e compra dela uma garrafa térmica. Quando chega em casa, descobre que dentro da garrafa tem um dinheirão.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

27/12/2013

A velha fórmula de juntar os opostos continua rendendo filmes, como a comédia dramática Uma Estranha Amizade, de Sean Baker, que junta no elenco a jovem bisneta do escritor Ernest Hemingway, Dree Hemingway, hoje com 26 anos, e uma ex-astróloga, Besedka Johnson, que estreou no cinema nesta produção, aos 86 anos, e morreu em abril de 2013, com 87.
 
A história se equilibra no conflito entre duas gerações, personalidades e modos de vida, que nunca se cruzariam, exceto por um incidente fortuito – no caso, a venda de uma velha garrafa térmica, por parte de Sadie (Besedka Johnson), para a jovem Jane (Dree Hemingway), que apenas procura objetos antigos e originais para redecorar seu quarto.
 
Aspirante a uma carreira de atriz em Los Angeles, Jane divide o apartamento com Mikey (James Ransone) e sua namorada, Melissa (Stella Maeve). Os dias de todos se passam entre trabalhos esparsos na cena do filme pornô e alto consumo de drogas.
 
Quando traz para casa a garrafa comprada de Sadie, Jane encontra uma bolada, US$ 10.000. E, a partir daí, fica numa crise – o que deve fazer, devolver? Cuidar da velha senhora solitária? Sem conseguir decidir-se a contar-lhe a verdade, a moça se aproxima dela, tentando fazer-lhe favores. Do tipo levá-la ao supermercado e acompanhá-la ao bingo.
 
O acesso de bondade da estranha desperta a desconfiança da velhinha, mas não haveria filme se isso não se transformasse em amizade ao longo do tempo. A amiga de Jane, Melissa, vai dar uma de malvada numa certa altura, numa atitude que lembra vilã de novela mexicana.
 
Sem grandes ambições, o enredo limita-se a explorar alguns caminhos que levam Jane e Sadie a trocar o que puderem, apesar dos mundos opostos em que vivem. É uma boa idéia não tornar nenhum das duas santa e inatacável. A velha senhora é bem menos indefesa do que sua aparência permite supor. Um segredo aqui, outro ali, também permitem à história caminhar até o final, numa batida intimista e afetuosa. Ainda que um pouco despretensiosa demais.

Neusa Barbosa


Comente
Comentários:
  • 29/12/2013 - 19h03 - Por Alex Gonçalves Eu gostei muito de "Uma Estranha Amizade". Muito bom ver um filme pequeno, mas com coração enorme, sendo lançado nos cinemas, mesmo que em circuito para lá de restrito. Mais do que um filme sobre a aproximação de duas mulheres de gerações distintas, "Starlet" é também sobre o que uma jovem tem a aprender com uma velha e o quanto isso pode despertar desta o interesse em viver. Na crítica, acho somente desnecessário apontar o mundo verdadeiro habitado por Jane, uma vez que o roteiro busca ter a maior discrição possível sobre isso.
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança