A jovem Jane partiu para Los Angeles cheia de sonhos para tornar-se atriz. Na cidade, ela divide o apartamento com um casal e sobrevive, como eles, de trabalhos no cinema pornô. Um dia, por acaso, conhece uma velha senhora e compra dela uma garrafa térmica. Quando chega em casa, descobre que dentro da garrafa tem um dinheirão.
27/12/2013
A velha fórmula de juntar os opostos continua rendendo filmes, como a comédia dramática Uma Estranha Amizade, de Sean Baker, que junta no elenco a jovem bisneta do escritor Ernest Hemingway, Dree Hemingway, hoje com 26 anos, e uma ex-astróloga, Besedka Johnson, que estreou no cinema nesta produção, aos 86 anos, e morreu em abril de 2013, com 87.
A história se equilibra no conflito entre duas gerações, personalidades e modos de vida, que nunca se cruzariam, exceto por um incidente fortuito – no caso, a venda de uma velha garrafa térmica, por parte de Sadie (Besedka Johnson), para a jovem Jane (Dree Hemingway), que apenas procura objetos antigos e originais para redecorar seu quarto.
Aspirante a uma carreira de atriz em Los Angeles, Jane divide o apartamento com Mikey (James Ransone) e sua namorada, Melissa (Stella Maeve). Os dias de todos se passam entre trabalhos esparsos na cena do filme pornô e alto consumo de drogas.
Quando traz para casa a garrafa comprada de Sadie, Jane encontra uma bolada, US$ 10.000. E, a partir daí, fica numa crise – o que deve fazer, devolver? Cuidar da velha senhora solitária? Sem conseguir decidir-se a contar-lhe a verdade, a moça se aproxima dela, tentando fazer-lhe favores. Do tipo levá-la ao supermercado e acompanhá-la ao bingo.
O acesso de bondade da estranha desperta a desconfiança da velhinha, mas não haveria filme se isso não se transformasse em amizade ao longo do tempo. A amiga de Jane, Melissa, vai dar uma de malvada numa certa altura, numa atitude que lembra vilã de novela mexicana.
Sem grandes ambições, o enredo limita-se a explorar alguns caminhos que levam Jane e Sadie a trocar o que puderem, apesar dos mundos opostos em que vivem. É uma boa idéia não tornar nenhum das duas santa e inatacável. A velha senhora é bem menos indefesa do que sua aparência permite supor. Um segredo aqui, outro ali, também permitem à história caminhar até o final, numa batida intimista e afetuosa. Ainda que um pouco despretensiosa demais.
Neusa Barbosa