Pânico 3

Ficha técnica

  • Nome: Pânico 3
  • Nome Original: Scream 3
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2000
  • Gênero: Terror
  • Duração: 116 min
  • Classificação: 14 anos
  • Direção:
  • Elenco:

País


Crítica Cineweb

17/03/2003

Neste novo capítulo, a cinessérie inaugurada em 96 por Wes Craven nutre-se de sua própria mitologia e vira uma árvore de Natal onde o diretor e associados grudam uma série de penduricalhos - pegando carona num bocado de carinhas conhecidas de outros filmes. Estão no elenco desde o diretor Kevin Smith, no figurino do Bob caladão de Dogma, o veteraníssimo rei dos filmes B, Roger Corman, até Carrie Fisher no posto de uma sósia dela mesma que perdeu o papel da princesa Leia para uma espertinha que teve um caso com o diretor George Lucas em Star Wars - uma trilogia de outro planeta, mas tudo bem. Vale a piada.

Verdade que a história se leva um pouco a sério demais até quando abre espaço para o humor - mas quem disse que a tribo de fãs não quer isso mesmo? Afinal, não foi à toa que a franquia Pânico faturou mais de US$ 350 milhões de dólares pelo mundo. Seu público não procura novidades, quer o o mesmo cardápio, apenas com um disfarce de tempero aqui e ali.

Desta vez, o autor da idéia original, Kevin Williamson, ficou nos bastidores como produtor, passando a bola ao roteirista Ehren Kruger. Kruger coloca a heroína Sidney Prescott (Neve Campbell) isolada numa fazenda, tendo como única companhia um cachorro. Cercada de portões fechados por códigos eletrônicos, ela usa o nome de Laura para um trabalho telefônico de apoio a mulheres com problemas. Nas horas vagas, ela vê o fantasma da mãe (Lynn McRee) e tem pesadelos sobre as tragédias de Woodsboro.

Novamente, manifesta-se a sanha mortífera que já liqüidou vários elencos adolescentes nas duas primeiras edições, em 96 e 97. Se no segundo capítulo as primeiras vítimas eram espectadores do filme dentro do filme baseado nas mortes, desta vez são tanto os sobreviventes "reais" do massacre quanto seus intérpretes no último capítulo da trilogia fictícia em filmagem, Apunhalado. O set deste novo filme dentro do filme interrompe os trabalhos enquanto uma nova dupla de detetives (Patrick Dempsey e Josh Pais) reinicia a investigação sobre o assassino mascarado.

O "novo" mito por trás da história é que, numa trilogia, no terceiro capítulo não vale mais nenhuma regra. Daí, em tese, tudo pode acontecer - até a heroína se dar muito mal. Essa possibilidade sustenta o interesse dos fãs - por mais que eles saibam que sair demais do script seria morder a mão que alimenta os lucros da sanguinolenta e lucrativa cinessérie.Afinal, ainda há sobreviventes o suficiente para uma quarta edição. (N.B)

Neusa Barbosa


Comente
Comentários:
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança