Encontro de Amor

Ficha técnica


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

17/04/2003

O neo-realismo, movimento italiano surgido durante a 2ª Guerra Mundial, valia-se de tomadas aéreas para mostrar que a história a ser contada se tratava de um drama coletivo. O mesmo artifício é utilizado em vários momentos de Encontro de Amor, de Wayne Wang, cujo eixo central são empregados de um hotel de luxo. No entanto, o que nos anos 50 foi usado para representar o cotidiano do proletariado, de camponeses e da baixa classe média, marcado por desemprego, fome e miséria, aqui se volta para reforçar um estereótipo e consolidar os limites para ascensão social de latinos e negros.

Jannifer Lopez é Marisa Ventura, uma mãe solteira que sustenta o único filho (Tyler Posey) trabalhando com camareira de um hotel em Manhattan. No mesmo local, está hospedado Christopher Marshall (Halph Fiennes), candidato a senador e caçula de uma família com tradição na política. Ele confunde Marisa com uma hóspede e a convida para acompanhá-lo em uma festa. Durante uma noite, a moça vive um verdadeiro conto de fadas, até que a verdade vem à tona.

Marisa, como todos os imigrante latinos, sonha com a inserção na sociedade americana que, segundo o filme, só pode ser alcançada através de um casamento, do contrário ela deve se contentar com sua condição e trabalhar duro para mantê-la. O desdém com que os imigrantes são tratados fica claro na observação do assessor de Christopher (Stanley Tucci), em um dado momento: "Chris fala latim, quero dizer, espanhol".

A idéia do milionário que se apaixona pela moça pobre não passa de uma ilusão, já que o tal príncipe só olhou para Marisa porque ela estava trajando as roupas chiques de uma socialite. Essa atualização da história da Cinderela/, de Charles Perrault, é preconceituosa muito embora reproduza o pensamento de parte da população americana de que a função dos imigrantes não vai além de atividades menores que sejam úteis aos americanos.

Cineweb-18/4/2003

Luara Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança