Meu extraordinário verão com Tess

Meu extraordinário verão com Tess

Ficha técnica


País


Sinopse

Sam tem 12 anos e vive obcecado pela ideia de que, por ser o caçula da família, vai ser o último a morrer e ficar só. Nas férias de verão, ele vai com os pais e o irmão maior para uma ilha. Lá conhece Tess, garota da mesma idade e com um espírito independente e descolado.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

26/08/2020

Um delicado retrato da adolescência emerge deste primeiro longa do diretor holandês Steven Wouterlood, que recebeu Menção Especial no Festival de Berlim 2019 - onde competiu na mostra Generation Kplus - e venceu outros festivais internacionais, como o de Filmes Infantis de Chicago.
 
O roteiro inspira-se num livro de Anna Woltz. O protagonista é Sam (Soony Coops van Utteren), de 12 anos, o caçula de uma família, que vive obcecado pela ideia de, por ser o mais novo, ser provavelmente o último a morrer.  Portanto, ele imagina que vai ficar sozinho no mundo. Por conta disso, diariamente ele se entrega a “exercícios de solidão”, treinando para esse futuro em que seus próximos não estarão mais ali.
 
De férias na praia, numa ilha, com os pais e um irascível irmão maior (Julian Ras), Sam conhece uma garota de sua idade, Tess (Josephine Arendsen), que vive sozinha com a mãe (Jennifer Hoffman). Ela é, em tudo, o oposto dele, desinibida, cheia de ideias. E também ansiosa para descobrir quem é realmente seu pai. Segundo o que ela investigou, ele seria um certo Hugo Faber que, através da internet, ela tramou secretamente para trazê-lo à ilha. 
 
Toda essa tramoia tem alguma cumplicidade de Sam e desencadeia uma série de incidentes mais ou menos engraçados, sem que nunca se deixe de lado o quanto esta história é importante para Tess. O ponto de vista aqui é decididamente o destes adolescentes, que são instáveis, contraditórios mas bastante sensíveis, suscitando a empatia dos espectadores adultos que, finalmente, podem lembrar-se de como eram na mesma idade.

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança