Marechal Deodoro é uma pequena cidade no litoral de Alagoas, conhecida por seu grande números de filarmônicas. Esse documentário desvenda a história local, dando voz a moradores e moradoras que contam episódios envolvendo até rivalidades entre as bandas.
28/10/2020
Uma pequena cidade no litoral alagoano, Marechal Deodoro, é conhecida como o celeiro das filarmônicas brasileiras. O documentário Faz Sol Lá Sim acompanha o dia-a-dia de moradores e moradoras do lugar e sua relação com a música e a história local. Dirigido por Claufe Rodrigues o filme é uma espécie de crônica sensível sobre um Brasil pouco conhecido mas altamente musical.
Na cidade, todo mundo parece ter uma relação íntima com a música, mesmo se não fizer parte de nenhuma das inúmeras bandas. É uma tradição que se perpetua, conforme mostra o filme. Sem apoio governamental, as orquestras se mantêm como podem, mas também servem como um importante trabalho social na formação de músicos, em especial nas comunidades de baixa renda.
O sentido de moral rígida imposto por alguns dirigentes é militar, o que chega a espantar. Num ambiente tão alegre e festivo, isso traz algumas ideias um tanto preconceituosas e altamente machistas, mas também, por meio dessas cenas, fica claro um conflito de geração que existe na cidade.
Partindo de depoimentos, o diretor resgata a história da cidade e do surgimento de a sua tradição musical. Emergem daí histórias divertidas e peculiares, como a rivalidade à la futebol entre algumas orquestras, embora os músicos garantam que são amigos. Além disso, a bela paisagem local, muito bem fotografada por Kaê Rodrigues, contribui para uma moldura interessante a um filme que pode agradar aos olhos e ouvidos.
Alysson Oliveira