Tais & Taiane

Tais & Taiane

Ficha técnica


País


Sinopse

Taiane é uma jovem prostituta que encontra clientes na beira da estrada. A chegada de Tais, uma jovem de classe média, a irrita, pois vê na outra uma concorrente. Mas logo descobre que a nova amiga não quer se prostituir, apenas chegar a Vitória de carona.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

12/10/2021

Tais (Gabriela Verganni) e Taiane (Yasmin Santos) se conhecem por acaso numa estrada, onde uma procura carona, rumo à cidade de Vitória, e a outra espera que algum cliente apareça. Logo de cara ficam claras a diferenças. Uma é uma jovem de classe média alta e a outra é prostituta. Dois clichês que nunca são superados no filme escrito e dirigido por Augusto Sevá.
 
Tais & Taiane é um road movie protagonizado por duas jovens, escrito e dirigido por um homem que parece ter pouco contato com esse mundo. O tal do “male gaze”, o olhar masculino sobre personagens femininas, é intenso aqui. Ingênuas até a medula – mesmo Taiane que se acha tão esperta –, as personagens sintetizam a forma do filme.
 
Na estrada, elas brigam. Na primeira cena, Taiane chama Tais de “periguete”. Se os olhos do público não virarem para cima em exasperação já nesse momento, virão outros, como quando nadam nuas numa cachoeira, ou com uma delas andando seminua depois de ser atacada.
 
Parece haver um subtexto de aspirações feministas no longa, no qual boa parte dos homens são tarados e cafajestes. Nenhum se salva, até a chegada de uma dupla de motoqueiros. Toni e Roni – interpretados por Jairo Mattos e André Bankoff –, os cavaleiros de cavalo de aço que vieram para salvar as donzelas em apuros.
 
O problema não é a alta previsibilidade do que vai acontecer, mas sim como o filme nega às personagens, mal construídas e pouco verossímeis, aliás, qualquer potência. Elas só estavam esperando os homens certos. Aqui, é tudo muito antiquado, arcaico mesmo, tanto na visão de mundo, quanto na forma de fazer cinema,

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança