A Mesma Parte de um Homem

Ficha técnica


País


Sinopse

Renata vive uma vida repleta de abusos físicos e emocionais praticados pelo marido. Quando este morre, ela e a filha adolescente tentam refazer suas vidas, até que a chegada de um homem misterioso e desconhecido muda tudo.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

04/04/2022

Uma questão central em A Mesma Parte de um Homem é a relação entre gêneros, figurada numa pequena família oprimida por um pai troglodita (Otavio Linhares) cujos ensinamentos que lega à filha adolescente (Laís Cristina) são caçar e plantar, além de sua brutalidade e de feridas emocionais nela e na mãe (Clarissa Kiste). Quando o homem morre, no entanto, é de se estranhar que, uma vez libertas dele, as duas mulheres ficam sem rumo.
 
Primeiro longa de ficção dirigido por Ana Johann, com um roteiro assinado por ela e Alana Rodrigues, este filme é todo construído em cima de estranhamentos. Desde seu prólogo abrupto, passando pela sufocante relação das duas mulheres com o homem até chegar na morte dele – e nada mudar para elas. Talvez a opressão esteja tão introjetada, que elas não saibam viver sem isso, acreditando precisar de uma figura masculina dominadora para cuidar delas.
 
Surge do nada um homem, Luís (Irandhir Santos), que chega na casa onde moram fragilizado, mas que aos poucos ganha força por conta da atenção e cuidados que recebe delas. Quem é esse homem que viveu na Alemanha quando jovem? Que logo estabelece uma relação terna com a adolescente, Luana, e fortemente passional com a mãe, Renata? Ele se torna a figura paterna e o marido apaixonado de quem elas sentiam falta.
 
Embora ele seja completamente diferente do marido morto, Luís estabelece um jogo de dominação – de outra forma, mais ainda assim dominação. Sua estratégia parece se centrar em seduzir até o ponto de se tornar quase insubstituível na vida daquelas mulheres. A opressão tem diversas faces, e não precisa se dar pela forma brutal.
 
Johann, que tem experiência em documentários, faz um filme forte e centrado em suas figuras femininas que lutam contra um mundo que sempre as quer sufocar. A Mesma Parte de um Homem é um filme tenso, fechado em suas personagens e na teia de afetos e desafetos que as une e separa.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança