Making of
Escrevendo o roteiro
Cenas inéditas
A Auto Escola de Uma Saída de Mestre
Os poderosos minis de Uma Saída de Mestre (também presente no VHS)
03/10/2003
Tem energia esta refilmagem de um filme britânico de 1969, estrelado por Michael Caine. Aqui, quem dá as cartas é o vilão encarnado com veneno sutil por Edward Norton. Ele defende o papel de Steve, integrante de um bando de ladrões sofisticados, liderados por Charlie Croker (Mark Wahlberg). O bando reúne o que há de melhor no mundo do crime sofisticado, com especialistas em computação, abertura de cofres, explosivos, direção de lanchas e carros. Uma reunião de talentos que tem um objetivo muito ambicioso: o roubo de um cofre carregado de barras de ouro, escondido num palácio em Veneza.
Este golpe veneziano dá oportunidade a algumas das cenas de perseguição em lanchas mais eletrizantes já filmadas em Veneza, com pegas sensacionais entre os ladrões e a polícia pelos estreitos canais da cidade italiana. Mas, como em todo golpe perfeito, há de haver pelo menos uma falha - a traição de alguém, que culmina com a morte de um dos membros da turma e o resto escapando por pouco. Passo seguinte: a vingança, capitaneada por Charlie e os sobreviventes, agora em Los Angeles, onde vive o traidor, e com a ajuda da filha do falecido, Stella (Charlize Theron).
Até então, Stella vivia honestamente como especialista em cofres a serviço de empresas de segurança. Só mesmo a morte de seu pai consegue convencê-la a passar para o lado de lá da lei. Localizado o esconderijo das barras de ouro, a nova operação tem ainda mais ousadia: controlar, via computador (pelo nerd vivido por Seth Green), todos os sinais de trânsito de Los Angeles, de modo a conduzir pelo caminho desejado o caminhão-forte que conduz o ouro de volta às mãos dos ludibriados. Adrenalina a mil e diversão garantida neste que foi um dos grandes sucessos recentes na bilheteria americana (passou de US$ 105 milhões), dirigido por F. Gary Gray, um dos diretores afro-americanos mais bem-sucedidos dos últimos tempos e que escapou das restrições do gueto racial.
Neusa Barbosa