Notícias

CineFestival abre inscrições para sua quarta edição

Publicado em 14/01/21 às 18h26

A partir desta quinta (14-1), o CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe (CE) está com inscrições abertas para as Mostras Competitiva e Não-Competitiva de Curtas-metragens. Os interessados devem acessar o formulário de inscrição e regulamento através do link https://filmfreeway.com/cinefestival até o dia 31 de janeiro. Serão aceitas obras finalizadas a partir de 1 de janeiro de 2019, de médias e curta-metragens produzidos ou co-produzidos no Brasil.

O festival chega à sua 4ª edição em 2021 de forma online e gratuita, que ocorrerá de 15 a 20 de março, incluindo exibições de filmes, debates, webinários e apresentações especiais. Todos os filmes serão exibidos gratuitamente através de plataforma online ao longo dos cinco dias de festival, que tem curadoria de Pedro Azevedo, programador do Cinema do Dragão, em Fortaleza.

Na edição de 2021, o CineFestival homenageará Veronica Guedes, diretora do For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. "Por tudo que faz pelo cinema, pela diversidade e pela cultura do Ceará, estamos felizes com a escolha de Verônica Guedes como homenageada. Há 14 anos é prova da resistência e diversidade no cinema com o seu festival. Naturalmente é uma escolha que abraça a área do audiovisual e da militância LGBTQ+", destaca Allan Deberton

Iniciativa cultural

O 4º CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe é uma iniciativa de caráter cultural, idealizada pelo cineasta Allan Deberton (diretor do premiado Pacarrete), e que tem como objetivo de multiplicar olhares e expandir a cultura através das mais diferentes formas de se fazer cinema, no formato de curta-metragem. O festival apresenta o melhor da produção brasileira, revelando novos talentos, possibilitando diálogos culturais e a formação de novos públicos.
 
O festival compreende as seguintes mostras: Competitiva Nacional, Mostra Criança, Mostra Negra, Mostra Melhor Idade, Mostra Universitária, Mostra Cearense e Mostra Diversidade (LGBT+), conferindo ao evento um panorama plural com foco nos diversos temas e narrativas.
 
Uma das novidades dessa edição é que a programação terá recursos de acessibilidade disponíveis, como legendas descritivas, audiodescrição ou libras.
 
Troféu Araibu
 
Como reconhecimento aos artistas da região e fortalecimento da economia criativa, o principal prêmio do CineFestival – Troféu Araibu, conferido aos melhores filmes escolhidos pelo Júri Oficial, é um troféu criado e produzido pela Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Russas, feito totalmente da carnaúba, árvore-símbolo de nosso estado. O nome do troféu homenageia o riacho Araibu, patrimônio histórico do município.
 
O 4º CineFestival é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020, Lei Aldir Blanc , de 29 de junho de 2020 | Inscrições e regulamento - https://filmfreeway.com/cinefestival | Acesse @cinefestivalrussas


Outras notícias