Notícias

Abertas as inscrições para o Florianópolis Audiovisual Mercosul

Publicado em 19/04/21 às 15h57

O 25o. Florianópolis Audiovisual Mercosul abriu hoje (19-4) as inscrições para os filmes que irão compor as mostras competitivas do Festival, que este ano terá edição temática. Pela primeira vez, o Festival traz já nas inscrições um tema. "Reflexão" é a temática do FAM 2021 que mantém as oito (8) Mostras Competitivas, porém quatro (4) com inscrições e quatro (4) Mostras Tradicionais Convidadas que reflitam questões surgidas nos 25 anos de trajetória do Festival. As inscrições estão abertas até 21 de junho. 
 
Os realizadores podem inscrever seus filmes nas categorias: Mostra Catarinense, Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe e Work in Progress - WIP, categoria dedicada às produções ainda não finalizadas.
 
Nas Mostras Videoclipe, WIP e Infantojuvenil podem participar produções ou coproduções realizadas por produtoras e ou realizadores naturais ou radicados nos Estados-Partes do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia - e seus associados falantes de espanhol - Chile, Colômbia, Equador e Peru. Já na Mostra Catarinense, a empresa produtora do filme precisa ser de Santa Catarina.
 
As inscrições para as Mostras Curtas Catarinense, Videoclipe e Infantojuvenil são gratuitas. A Mostra WIP tem uma taxa de R$ 100,00 e podem ser realizadas de 19 de abril a 21 de junho através do botão INSCRIÇÕES no site www.famdetodos.com.br
 
O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM Reflexão será realizado de 23 a 29 de setembro de 2021 com exibições gratuitas e on-line.
 
Premiação
Tradicionalmente o FAM estimula novas produções com premiação em produtos e serviços de empresas parceiras do Festival. As quatro mostras competitivas com inscrições abertas possuem premiação diferenciada, que somam mais de R$ 54.000,00.

"Seguindo o propósito do FAM de fomentar a coprodução e integração entre os países do Mercosul, fico feliz de lançar desde já as inscrições para a mostra Work in progress e também confirmar a parceria de apoiadores já conhecidos no Festival, bem como nossos parceiros. Sempre buscamos o fomento de novas obras com os prêmios do festival", diz Tiago Santos, produtor do FAM.

O FAM 2021 é apoiado pelas empresas CiaRio, Cinecolor, DOT Cine, Estúdio JLS, Link Digital e Mistika.
 
Convidados
As categorias Mostra DOC-FAM, Curtas Mercosul, Longas Ficção Mercosul e Mostra Rally Universitário serão compostas unicamente por convite direto da curadoria do festival, não havendo inscrições neste ano.
"É com pesar que chegamos aos 25 anos dentro deste contexto mundial e nacional. Sonhávamos em chegar em um quarto de século com outro cenário, mas seguimos a nossa trajetória mantendo a esperança do futuro em que queremos estar presentes", diz Marilha Naccari, diretora de programação do FAM.
 
A organização do FAM segue na busca por patrocínios para a realização do Festival e, diante da atual situação econômica, não realizará campanha de financiamento coletivo, mas aceita doações pelo site www.famdetodos.com.br


Outras notícias