Notícias

Festival Amazônia DOC apresenta mostra online especial de seus 10 anos

Publicado em 05/05/21 às 15h36

O Amazônia DOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema apresenta até 30 de maio a Mostra Especial 10 anos, que reúne a exibição de mais de 35 filmes por meio da plataforma de streaming AmazôniaFlix, bate-papos e oficinas sobre cinema e audiovisual, masterclass e sessão especial. A programação é gratuita e totalmente online.  O evento é uma forma de reviver as experiências de mais de uma década de festival, que teve sua primeira edição em 2009.
 
Mostras
A Mostra Especial 10 anos apresenta três recortes: a mostra “Para Cutucar”, já disponível para acesso com 16 filmes que instigam o espectador a refletir sobre o território amazônico com suas complexidades sociais, históricas, culturais; já na mostra “Mundiado”, os nove filmes apresentam os encantos e mistérios dos causos e lendas da região, flertando entre real e imaginário; e em “Igapó”, o espectador verá memórias e representações sociais que desaguam em obras construídas como verdadeiros ecossistemas de pensamentos.
 
Oficinas
Para continuar com a missão de formar agentes para atuar no mercado audiovisual, uma marca do Festival Amazônia DOC desde sua primeira edição, a Mostra Especial oferta quatro oficinas, com 100 vagas em cada, em formato de videoaulas gravadas e uma masterclass. As inscrições já podem ser realizadas no site www.amazoniadoc.com.br e seguem abertas até 10/05. Dia 14/05 ocorrerá a oficina de Trilha Sonora, com Léo Chermont;  19/05 será a vez da oficina de Fotografia, com Cezar Moraes; em 24/05 o assunto é sobre Roteiro, com Felipe Cortez; e dia 24/05 o ciclo se encerra com a oficina de Som, com Davi Paes. 
 
Já no dia 29/05, das 16h às 18h, o cineasta Lucas Bambozzi apresenta a masterclass “O que é cinema expandido?”, para falar sobre experimentação e novas formas de cinema, a partir de um diálogo com a teoria e novos formatos do cinema e do audiovisual. Lucas esteve presente na programação do primeiro festival e celebra agora junto ao público paraense mais uma discussão contemporânea da área do cinema. As inscrições para 30 vagas já estão abertas pelo site www.amazoniadoc.com.br e a masterclass será ao vivo via AmazôniaFlix. 
 
Bate-papos
Como forma de estimular o debate e promover reflexões, a programação conta ainda com sete bate-papos em formato de live via Instagram, na conta oficial @amazoniadoc. Na quinta-feira (6), o diálogo será entre o procurador regional da República Felício Pontes, representante do diretor Daniel Junge, do longa documentário “Mataram Irmã Dorothy” e Cesar Garcia, diretor do curta “Soldados da Borracha”, com mediação de Felipe Pamplona e da jornalista Erika Morhy. No sábado (8), a conversa será entre o diretor Yube Hunikuin, do longa documentário  “Bimi Shu Ikaya”, e a diretora Mari Corrêa do curta  “Quentura”, com mediação de Lorenna Montenegro e Zienhe Castro. Confira programação completa em www.amazoniadoc.com.br
 
Encerramento 
Para encerrar a programação, será realizada no dia 30/05, às 10h, uma live via YouTube com a secretária de estado de Cultura Ursula Vidal, o cineasta Homero Flávio, e os músicos e compositores Ronaldo Silva e Júnior Soares, do Arraial do Pavulagem, com mediação de Zienhe Castro e Allan Carvalho. Logo após, o público poderá conferir o filme  “Boi Pavulagem é Boi do Mundo”, com direção de  Ursula Vidal e Homero Flávio, disponível de 30/05 a 30/06 na plataforma AmazôniaFlix. 
 
Serviço
Mostra Especial de 10 anos - Amazônia DOC
Mostra de filmes, bate-papos, oficinas, masterclass e sessão especial
Até 30/05 via redes sociais e pela plataforma de streaming AmazôniaFlix
Acompanhe: www.amazoniadoc.com.br / www.amazoniaflix.com.br
Instagram: @amazoniadoc
Confira o canal do YouTube

Outras notícias