Notícias

FAM 2021 dá a largada em sua 25a edição nesta quinta (23-9)

Publicado em 20/09/21 às 14h34

 Iniciando sua 25a edição na próxima quinta (23-9) e prosseguindo até o dia 29, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul exibirá 50 filmes, de 12 países, sob o tema “Reflexão”.
 
Sempre às 18h, as sessões estarão disponíveis na plataforma de streaming Innsaei.tv, que pode ser acessada pelo computador, tablet, SmartTV ou no celular. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas, possuem limite de 300 acessos na sala de cinema virtual, geoblocking para a América do Sul e o público pode votar ao fim de cada filme, assim escolhendo as produções que levam o troféu Panvision "Júri Popular".
 
A abertura, neste dia 23 de setembro, às 17h, será transmitida no canal do Youtube do Festival e terá um grande encontro sobre o tema Reflexão, com a sócia-diretora da Raiz Distribuidora Audiovisual, a produtora brasileira Assunção Hernandes e o ator argentino Jorge Román.
 
O documentário catarinense convidado Quem precisa de identidade?, dirigido por Kátia Klock, estreia também na abertura do Festival, no dia 23.
 
Pela primeira vez, a tradicional Mostra Longas do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM será mista, com seis filmes, sendo quatro estreias, três deles de ficção e três documentários. A Longas Ficção, antes composta por filmes convidados, é competitiva desde 2019 e a Longas Documentário substitui este ano a DOC-FAM. O festival promove também um debate com os diretores dos filmes, no dia seguinte a cada exibição, às 19 horas, pelo Youtube.
 
A Mostra abre, na quinta (23/9), com a estreia no Brasil da ficção Matar a Pinochet (2020), de Juan Ignacio Sabatini, uma coprodução Argentina, Brasil e Chile. Tem como protagonistas Tamara e Ramiro, comandantes da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, grupo de jovens que realizou um atentado em setembro de 1986 contra o ditador Augusto Pinochet. Baseado numa história real, frustrada e com desfecho cruel para os jovens idealistas, buscava a revolução e pretendia libertar o Chile de quase 15 anos do sangrento regime militar de Pinochet. O roteiro tem base no livro Los fusileros. Crónica secreta de una guerrilla en Chile, do jornalista Juan Cristóbal Peña.
 
A Mostra Convidada Animação, com curadoria de Paulo Munhoz, apresenta uma pequena demonstração de formatos, técnicas, públicos e narrativas de filmes de animação. Serão exibidas seis produções, nos dias 23 e 24 de setembro.
 
De 23 a 29 de setembro, sempre ao meio-dia, no Instagram do Festival haverá uma live com convidados especiais.
 
Sucesso no ano passado, os debates com os realizadores seguem na programação do FAM 2021. De 24 a 28-9, a partir das 19 horas e no dia 29 às 17h no canal do Youtube do Festival.
 
A cerimônia de premiação e encerramento do 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul será dia 29, às 20h, com transmissão pelo Youtube do festival.
 
Logo após o encerramento entra no ar por 24 horas a "Maratona FAM 25 anos", com os filmes que ainda não atingiram o limite de 300 acessos. Será possível acessá-los até às 18h do dia 30 de setembro.

Todos os detalhes da programação estão disponíveis no site www.famdetodos.com.br

Outras notícias