Notícias

Curta brasileiro "Manhã de Domingo" está na competição de Berlim 2022

Publicado em 15/01/22 às 14h27

Um curta brasileiro, Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro, foi selecionado para a competição do formato no Festival de Berlim, que começa no dia 10 de fevereiro com o filme Peter Von Kant, de François Ozon, que tem no elenco Isabelle Adjani, Hanna Schygulla e Dénis Ménochet. 
 
Além disso, outro projeto brasileiro de longa, Cachalote, de Angelo Defanti, fará parte da seção Berlinale Co-Production Market. 
 
Manhã de Domingo aborda a história de Gabriela, uma pianista negra que se prepara para um recital e fica fortemente abalada por conta de um sonho com sua mãe falecida. No elenco, Raquel Paixão, Leonardo Castro e Silvana Stein. 
 
Outros brasileiros
 
Anteriormente, já haviam sido anunciados três outros brasileiros, dois deles na seção Forum Expanded, o outro, na seção Generation.
 
Na seção Forum Expande, em première mundial, o filme O dente do dragão, do diretor goiano Rafael Castanheira Parrode, resgata o episódio do acidente radioativo ocorrido em Goiânia, em 1987, quando o manuseio de um aparelho de raio-X abandonado num lixão.,com resíduos de césio 137, contaminou centenas de pessoas, causando até mortes.
 
Colocando em funcionamento um projeto que foi suspenso em 2021 devido à pandemia, a exibição de instalações no festival incluirá também o trabalho da cineasta franco-colombiana radicada no Brasil Paula Gaitán. Intitulada Se Hace Camino al Andar, a instalação terá em Berlim sua première internacional.  
 
Já na seção Generation, foi selecionado o longa My Fathers’s Truck, uma coprodução Vietnã/EUA dirigida pelo brasileiro Maurício Osaki, uma expansão do curta do mesmo diretor, O Caminhão de meu Pai, que foi exibido no Festival de Berlim 2013. O longa é um road movie pelas estradas do Vietnã que retrata um difícil contato entre pai e filha.
 
Devido à pandemia, o festival refez sua programação, antecipando a premiação para 16 de fevereiro e reservando os demais dias, até 20 de fevereiro, para reprises dos filmes em diversos cinemas da capital alemã. 

Outras notícias