18/07/2026
Documentário

O Planeta Branco

Documentário sobre a vida animal no Circulo Polar Ártico e como esta é ameaçada pelo homem. O longa conta com belas imagens de ursos polar, seres marinhos e paisagens cobertas de neve.

post-ex_7
Agora que o público de várias idades já está bem acostumado com filmes ambientados nas regiões polares, graças a A Marcha dos Pingüins e Happy Feet – O Pingüim, chega mais um filme se propondo a desvendar os mistérios da região gelada e das criaturas que a habitam – porém, desta vez, sem nenhum pingüim à vista. A estrela aqui é o urso polar.

Primando por belas imagens e narração num tom monótono, Planeta Branco remete ao famoso Discovery Channel, com seus teledocumentários sobre a natureza. E não há muita diferença, apesar de algumas cenas mais sofisticadas, como uma ursa dando à luz logo no início do longa.

Os diretores Jean Lemire, Thierry Piantanida e Thierry Ragobert têm um objetivo maior: mostrar que todas as formas de vida da região estão ameaçadas, graças à intervenção humana. Nesse sentido, O Planeta Branco anda de mãos dadas com Happy Feet – O Pingüim.

Se as paisagens são grandiosas, o tema relevante e as imagens belas, porque ainda assim O Planeta Branco não empolga? Principalmente pela falta de ousadia mínima. O longa parece, na maior parte do tempo, uma aula de biologia maçante e pouco interessante, apesar de sabermos que no futuro vamos nos arrepender de não termos prestado mais atenção.

post