15/04/2024

Gênero Histórico

post
Drama Histórico

Os colonos

Exibido em Cannes e escolhido para representar o Chile no Oscar, esse drama histórico mostra o sangrento processo de ocupação no país, que promoveu a dizimação dos povos originários. Na Mubi (a partir de 31/3/24).

post
Histórico Drama

Napoleão

Dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Joaquin Phoenix, o filme acompanha a ascensão e queda do imperador francês e sua história de amor com Josephine (Vanessa Kirby).

post
Histórico Drama

As órfãs da rainha

Dirigido por Elza Cataldo, esse drama de época acompanha três jovens portuguesas enviadas ao Brasil colônia para se casar. Tempos depois, acabam acusadas pela Santa Inquisição de praticar o judaísmo. Nos cinemas.

post
Histórico Drama

Emancipation - Uma História de Liberdade

Will Smith protagoniza esse drama, como um homem escravizado que tenta, a todo custo, conseguir sua liberdade, e ficou mundialmente conhecido quando uma foto que mostra suas costas açoitadas ajudou no processo abolicionista nos EUA. Exclusivamente na Apple+ (a partir de 9/12).

post
Histórico Documentário

Segredos do Putumayo

Exibido no É Tudo Verdade de 2020, o documentário dirigido por Aurélio Michiles ilumina a figura de Roger Casement, cônsul britânico no Rio de Janeiro, no começo do século XX, que investigou as denúncias dos crimes de uma empresa britânica contra comunidades indígenas. No Sesc Digital (até 14/11/2023).

post
Histórico Drama

A viagem de Pedro

Cauã Raymond interpreta o papel de D. Pedro I, nesse drama histórico dirigido por Laís Bodanzky, no qual o ex-imperador volta a Portugal, em 1831, para reivindicar o trono ocupado por seu irmão. O longa esteve entre os 6 pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar.

post
Histórico Drama Documentário

22 em XXI

Combinando depoimentos documentais e encenações, o filme de Hélio Goldsztejn resgata, sob uma perspectiva contemporânea, a Semana de Arte Moderna, que completa um século. Gratuito no Sesc Digital a partir de 22/03.

post
Histórico Drama

A Mulher de um Espião

Vencedor do Leão de Prata em Veneza 2020, o drana do japonês Kyoshi Kurosawa apresenta o casal formado por Satoko (Yu Aoi) e Yusaku (Issey Takahashi), sofrendo a pressão de tempos ultranacionalistas no Japão de 1940. Roteiro co-escrito por Ryusuke Hamaguchi. Na Mubi (com o título em inglês "Wife of a Spy").