21/03/2025
Comédia romântica

Qualquer gato vira-lata

Tati foi traída, mas quer recuperar seu namorado, o playboy Marcelo. Ela conhece um professor universitário cheio de teorias sobre animais e seres humanos. Com a ajuda dele, a garota tentará trazer de volta seu amado.

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A comédia romântica Qualquer gato vira-lata deixa de lado os elementos cômicos da peça Qualquer gato vira-lata tem uma vida sexual mais sadia que a nossa, de Juca de Oliveira para concentrar-se no romance. Talvez não tenha sido uma escolha muito acertada do diretor, Tomás Portella, e dos quatro roteiristas do filme, ao qual falta um pouco de humor para animar o triângulo amoroso entre Tati (Cleo Pires), Conrado (Malvino Salvador) e Marcelo (Dudu Azevedo).
 
O filme toma várias liberdades com a peça – inclusive o desfecho – e traz uma Tati bastante histérica porque perdeu o namorado, Marcelo, que a trai sem qualquer pudor. Depois de mais um fora e muitas lágrimas, com a cara toda borrada, ela entra numa escola para usar o banheiro e se interessa por uma aula que escuta de longe. Um professor, Conrado, fala sobre o reino animal, os instintos de sobrevivência e reprodução e como isso pode ser aplicado aos humanos.
 
Para reconquistar Marcelo, Tati aceita se tornar objeto de estudo de Conrado, que a ajudará a recuperar o namorado. As teorias bastante machistas do professor ganham vida quando a moça as leva para a prática. Segundo ele, uma marreca não pode se aproximar do marreco, é preciso esperar que o macho tome a iniciativa. O mesmo, é claro, valeria para os humanos.
 
Conrado passa a instruir Tati a se comportar como uma fêmea de qualquer espécie animal, que espera o macho tomar a iniciativa para os rituais de conquista e acasalamento.
 
Há uma leve relação com Minha bela dama – na qual um professor transforma uma jovem desajeitada numa moça fina -, mas o filme brasileiro não se aprofunda nesse viés. Aqui, o que vale mesmo são os clichês do gênero, até chegar ao seu final, para lá de previsível.
 
A personagem feminina, Tati, começa histérica, irritada e irritante e, aos poucos, pelas mãos de Conrado, vai se transformando. É uma transformação óbvia, e, ao mesmo tempo curiosa. A independência financeira da personagem nunca é ponto em evidência. É quase retrógrado pensar isso: mas ela só está feliz quando tem um namorado, independente de quem seja. Isso, bem se sabe, é uma das leis da comédia romântica.
 
O filme só decola mesmo na reta final, quando se transforma numa comédia de erros, numa cena num restaurante. Mas, nesse clímax, é tarde demais, porque tudo o que se viu até então foi bastante insosso. Nem os créditos finais, com os erros de gravação, conseguem empolgar.
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