18/02/2025
Drama

Nem Trens, Nem Aviões

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Como em um de seus filmes anteriores, O Homem da Linha (1986), Jos Stelling co-roteiriza e dirige um filme simples, porém, denso. Se no anterior, os poucos diálogos reforçam a solidão do ser humano, em Nem Trens, Nem Aviões, o diretor recorre ao mesmo tema, mas utilizando a fala como fator de distanciamento entre as pessoas.

A câmera passeia pelas ruas da cidade, acompanhando Gerard (Dirk van Dijck), um homem que, presumivelmente, se dirige à estação ferroviária para uma viagem. Neste trajeto, várias cenas de pessoas comuns pelas ruas vão apresentando os outros personagens da história. O ponto de encontro de todas elas é num bar-café simples, típico em qualquer proximidade de estação.

Gerard não é bem recebido pelo dono do lugar, Joop (Henri Garcin), pois deve-lhe dinheiro. Após pagar parte da dívida, Gerard senta em uma mesa para esperar Paula (Ellen Ten Damme), uma prostituta por quem está apaixonado. Outros freqüentadores habituais vão surgindo. Quando chega, Paula se dirige à mesa de Gerard, mas antes de qualquer conversa, pede-lhe dinheiro. Assim, Stelling vai delineando os personagens e mostrando como o individualismo não permite às pessoas a aproximação muitas vezes desejada.

Gerard é o retrato do homem fracassado. Parece ser apenas suportado por todos que freqüentam o café. Mas vira o centro das atenções quando revela ser irmão de um famoso cantor, Mario Russo (Gene Bervoets), um holandês que se faz passar por italiano. Como todos duvidam deste parentesco, Gerard pede que Paula ligue para ele. A mulher convence Mario a ir até o bar. Quando a notícia da chegada iminente do cantor-fake se espalha, o bar fica lotado com os inúmeros fãs do canastrão. Mais uma vez, Gerard perde a luz dos holofotes para o irmão bem-sucedido. E a hora da viagem se aproxima.

Com sutileza, Stelling apresenta um quadro fidelíssimo da sociedade no limiar do século XXI, onde a aparência têm mais importância do que a essência. Um filme que, no início, parece ser despretencioso, vai envolvendo o espectador a cada nova cena. Histórias comuns, filmadas com sensibilidade, ao som de uma ótima trilha sonora.

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