O tema é intrigante: o que leva jovens fazer votos religiosos, abrindo mão da vida no mundo exterior para tornar-se monges e monjas. O documentário Votos, de Ângela Patrícia Reiniger, acompanha a jornada de jovens em suas trajetórias rumo a essa opção e também de pessoas que desistiram da vida monástica.
Conforme explica um monge, há três votos: o de Conversão de Costumes (Pobreza e Castidade), o de Obediência e o de Estabilidade. O Mosteiro de São Bento, do Rio, e a Abadia de Santa Maria, em São Paulo, são os cenários nos quais o filme encontra pessoas que abraçaram a religião desde muito jovens.
Formalmente, o filme tem uma dinâmica de programa televisivo jornalístico – não é surpresa ser coproduzido pela Globonews. Entrevistas são intercaladas por imagens dos entrevistados e dos cenários. As conversas chegam a ser um tanto redundantes – as histórias quase sempre são parecidas, mas a melhor é da jovem que abandonou o convento.
É interessante também como a tecnologia é uma forma de contato com o mundo exterior. Não raro os monges e monjas conversam por videochamada com parentes que moram do lado de fora. O filme, no entanto, é pouco questionador, aceita passivamente os depoimentos, sem buscar se aprofundar. Nada estranhamente, às vezes, soa como um vídeo institucional.
