Controverso nos Estados Unidos, Team America tem tudo para fazer uma boa carreira em outros países – principalmente nesses tempos em que o norte-americanos não andam muito populares. O Team América do título é uma polícia mundial criada e sediada nos EUA, que tem por ‘direito’ intervir em todos os países do mundo para evitar estragos terroristas. Mas essa intervenção, como bem mostra a primeira cena, causa mais estragos do que os próprios comunistas.
Depois de perder um de seus principais membros, o Team America precisa encontrar um ator capaz de ‘interpretar’ um terrorista, e se infiltrar num grupo. O escolhido é um jovem ator chamdo GAry que atualmente participa de uma peça cujo tema central é a AIDS. Nada convencional – afinal saiu da cabeça dos criadores de South Park -, o musical conclui com uma alegre canção na qual o personagem celebra o fato de todos em sua família estarem contaminados. Depois de algumas preparações, o ator está pronto para mostrar sua porção terrorista.
Enquanto isso, um ditador da Coréia do Norte, Kim Jong II, planeja dominar o mundo e arma seu próprio esquema de dominação. Para tal ele manipula os membros do Film Actors Guild, que inclui todos os Liberais de Hollywood e que pensam estar protestando pela paz. Entre eles estão Alec Baldwin, Susan Sarandon, Tim Robbins e Martin Sheen.
Embora Parker e Stone estejam fazendo uma sátira e até mesmo uma crítica à política atual dos Estados Unidos, eles nunca fazem isso nominalmente. Não existe um boneco com a cara de George W. Bush, e Iraque é citado apenas uma vez, por ‘Sean Penn’. O boneco ‘Matt Damon’, por sua vez, é tolo demais para dizer algo que não seja o seu nome.
A dupla não perde uma chance de satirizar, seja com o ‘hino’ do Team America ou quando explicam usando palavras bem vulgares – e por isso mesmo bem perto da realidade – a forma como o americano em geral vê a intervenção militar no resto do mundo. Sobram farpas para todos os lados, até mesmo para o diretor Michael Bay e seu Pearl Harbor.
Lançado no Brasil diretamente em DVD.
