O diretor João Falcão (de A Máquina) parte mais uma vez de uma peça teatral, realizando uma comédia de humor negro em Fica Comigo Esta Noite. O filme tem como protagonistas os atores Vladimir Brichta e Aline Moraes – que faz sua estréia no cinema, depois de ter atuado em várias novelas, como “Bang Bang” e “Da Cor do Pecado”.
O ponto de partida da história foi a bem-sucedida peça de Flávio de Souza, de 1988, que tinha apenas dois protagonistas, um casal que tem uma conversa imaginária na noite em que o marido morreu. Foi montada várias vezes, primeiro com Carlos Moreno e Marisa Orth (atriz que ficou famosa a partir da peça), depois com Luiz Fernando Guimarães e Débora Bloch e, recentemente, Murilo Benício novamente em dupla com Marisa Orth.
No cinema, a trama cresceu. A ação acontece em mais lugares, incorporando mais personagens e tornando-se também mais cômica. Os protagonistas são o casal Edu (Vladimir Brichta) e Laura (Aline Moraes). Ela estava de casamento marcado com outro mas apaixona-se perdidamente pelo músico Edu numa noite em que os dois se cruzam por acaso.
Edu tem a mania de brincar fingindo-se de morto. Mas ele finalmente morre de verdade. Desesperado, ele procura um meio de comunicar-se com Laura e é ajudado por outro espírito, o Fantasma do Coração de Pedra (Gustavo Falcão, de A Máquina), que vive no sótão de sua casa. Há uma história de amor sobrenatural que corre em paralelo com a de Edu e Laura, envolvendo o Fantasma e uma moça (Clarice Falcão) que fica, por sua vez, atravessando o caminho de Laura.
Ao criar estas novas situações, o filme consegue dar credibilidade à comédia, que tem ainda Milton Gonçalves no papel de um padre e Laura Cardoso como a vizinha do casal. A trilha sonora, de Robertinho de Recife, atualiza o bolero Fica Comigo Esta Noite em estilo pop.
