04/06/2026
Documentário

Santos - 100 anos de futebol-arte

Documentário celebra as glórias do Santos Futebol Clube, que comemora seu centenário em 1912, contando seus principais títulos e os feitos de seus jogadores, como Pelé e Neymar.

post-ex_7
Fundado no dia 14 de abril de 1912, poucas horas antes do célebre naufrágio do Titanic, o Santos Futebol Clube está abrindo as comemorações de seu centenário com o lançamento do documentário Santos – 100 Anos de Futebol-Arte, de Lina Chamie.
 
Torcedora emérita do clube de Pelé e Neymar, a diretora Lina Chamie (A Via Láctea) trafega por episódios marcantes da história do time, dando a palavra a diversos torcedores – caso do fundador da Torcida Jovem Cosmo Damião, do músico Mano Brown, do cineasta Cao Hamburger, do roteirista José RobertoTorero, do artista plástico Nuno Ramos, do jornalista Luiz Zanin Oricchio e do professor de literatura e compositor José Miguel Wisnick.
 
Evidentemente, não poderiam faltar Pelé, o ídolo máximo não só do clube, como da seleção brasileira, ex-técnicos como Chico Formiga e Pepe, e jogadores de fases mais recentes, caso de Robinho, Diego e Neymar.
 
Através das conversas desses personagens, reconstrói-se episódios marcantes da história do time, como o primeiro título paulista, em 1935, seguido de 20 anos de jejum em campeonatos estaduais – período descrito como “Idade Média” por Torero – e uma fase de ouro nos anos 60 que começa com a chegada do próprio Pelé ao clube, em 1957.
 
Intercalam-se relatos de conquistas, como o tricampeonato na Libertadores, em 2011 – 48 anos depois do último título nesta competição – com a lembrança da chegada de sucessivas gerações de jogadores, como Juari, Giovanni, Elano, Léo, Diego e Robinho, culminando na de Neymar e Ganso, ídolos atuais, culminando com diversas imagens de seus gols.
 
Embora retrate episódios tristes, como a despedida de Pelé, em 1974, o documentário não aborda a derrota do Santos para o Barcelona, por 4 x 0, na final do Mundial de Clubes em 2011.
 
Depois de uma semana no cinema, o filme terá uma exibição na televisão – no canal ESPN no dia 13 de abril. E no dia 14 de abril o DVD já deverá estar nas lojas.
post