Um ponto forte da produção é a decididamente acertada fuga do formato documental padrão, ao privilegiar um retrato lírico da trajetória humana do poeta de Itabira. Por essa razão, a produção transcende o mero registro da vida do escritor ao privilegiar o formato de documentário poético, no qual a emoção da arte drummondiana está presente, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme.
Paulo Thiago, conhecido por filmes como Águia na Cabeça, Jorge, um Brasileiro e Policarpo Quaresma, passa, sem qualquer dúvida, sua imensa paixão pelo poeta. Some-se a isso a tocante interpretação dos atores, especialmente de Paulo José, que protagonizou Policarpo. Vê-los declamando os poemas tão singulares de Drummond, além de surpreendente, é um bom exercício de exploração dos sentidos, tantas vezes apagados pela rudeza do cotidiano.
O documentário pode ser visto também por suas qualidades didáticas: divide-se em três etapas que correspondem às fases distintas da obra de Drummond. A primeira , "Vai Carlos, ser gauche na vida", registra desde o seu nascimento em Itabira, em 1902, até o final da sua "Poesia Modernista", em Belo Horizonte, antes da mudança para o Rio de Janeiro, em 1934. É a fase marcada pelo movimento modernista de 1922 e também pela publicação dos primeiros livros: Alguma Poesia e Brejo das Almas - quando nasce o Carlos Drummond de Andrade dos versos anedóticos, sintético-metafóricos e irônicos.
A segunda fase, "A vida apenas, sem mistificação", começa com a mudança de Drummond para o Rio de Janeiro e vai mostrar o "poeta do seu tempo", o momento de atuação política na vida do escritor, aliado à sua obra de crítica social. E por fim a terceira fase, "Como ficou chato ser moderno, agora serei eterno", do início dos anos 50 aos 80. É o período do poeta-filósofo, do verso enigmático, do cronista de sucesso no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil, da glória literária, dos prêmios e homenagens, dos filmes adaptados de sua obra e do retorno aos temas do passado e da memória.
Sem dúvida, as qualidades artística e acadêmica da produção possivelmente podem se tornar referência para novas produções do gênero. Mesmo se não for aceito pelo público convencional, terá, indubitavelmente, muito a acrescentar às nossas escolas, que parecem ter esquecido a fascinação e o encanto da poesia.
Cineweb-1/11/2002