A partir desse encontro, Cassandra estará envolvida em uma série de conflitos que, para entendê-los, terá de mudar seu comportamento e reavaliar preconceitos - tal como o próprio espectador. Esse é o começo de Procura-se Amor em Barcelona, filme baseado no romance polêmico de Barbara Wilson, Gaudi Afternoon.
Muito embora a versão para a tela deixe muito a desejar, não deixa de ser interessante a mistura de diferentes personagens que a diretora Susan Seidelman (Procura-se Susan Desesperadamente) traz em seu filme. A começar por Cassandra, que parece ter sido extraída diretamente de um filme de Woody Allen, os demais protagonistas e até um pouco da linguagem da produção apontam para caminhos já há muito traçados por Pedro Almodóvar, principalmente no começo de sua carreira de cineasta.
Essa miscelânea de tipos bizarros e problemáticos daria um bom caldo se não fossem os sucessivos tropeços de Seidelman. Com uma boa história nas mãos, que mostra de forma bastante afirmativa as mudanças do núcleo familiar e suas conseqüências, a diretora escorregou ao estereotipar demais cada personagem. Mesmo a discussão do que é feminino e masculino - que apimenta o livro - é convertida para um humor mediano, sem o brilhantismo de Allen ou Almodóvar.
Mesmo com todos esses pequenos pecados, o filme não deixa de ser curioso. Pode-se dizer isso porque a história não traz conforto de final feliz e deixa o espectador pensando em seus próprios defeitos. Autocrítica talvez seja um das mais importantes mensagens de Wilson, que Seidelman deixa como recado final.
Cineweb-11/4/2003
