Prestes a completar 97 anos, em julho próximo, Suzanne Daveau é uma geógrafa franco-portuguesa cuja vida e obra são fascinantes. E o documentário que leva seu nome, dirigido pela portuguesa Luísa Homem, a capta em sua plenitude, num longo depoimento no qual resgata sua trajetória.
Transitando entre o francês e o português com sotaque, Daveau conta sua história de amor com o geógrafo português Orlando Ribeiro, que conheceu pessoalmente num congresso e com quem se casou, depois que ele se separou de sua primeira mulher. É uma história de encontros e desencontros em vários países, em eventos e outras situações profissionais, até que eles foram se apaixonando. “Nunca tinha encontrado com uma pessoa que me interessasse tanto”, diz ela.
A partir daí, a geógrafa começou, ao lado do marido, a visitar toda Portugal para documentar sua geografia. Tanto Daveau, quanto Ribeiro, tinham uma visão particular da maneira como documentar e transmitir sua pesquisa, e, por isso, seguiram caminhos próprios no campo profissional. Ela publicou Portugal Geográfico, em 1995, um livro que define como acessível tanto para o ensino médio quanto para o universitário.
Com uma rica pesquisa de imagens – tanto fotos quanto filmagens –, Luísa Homem constrói um documentário de beleza particular, e guiado pelas histórias narradas pela própria biografada de uma maneira que transita entre o divertido e o poético. Suzanne Daveau é, em última instância, um documento de uma vida rica em experiências e no compartilhamento de seu conhecimento. É também um filme que pode levar a geógrafa e sua obra para além de seu métier.
